Ensino e Aprendizagem > EMPODCAST

EMPODCAST

Um podcast sobre equidade de gênero.

Compartilhe a prática:

Plantão Pedagógico

X

Prática elaborada por Sâmara Carvalho, Midiaeducadora, e Silvana Cokles, Bibliotecária, do NAVE Recife

PLANO DE VOO

Convidar os estudantes a produzir um podcast sobre equidade de gênero não só é uma oportunidade de trabalhar um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), mas também um caminho para desenvolver as habilidades de comunicação e cultura digital – presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Mais do que isso, o produto final é, em si, uma forma de promover a igualdade entre homens e mulheres, apresentando para as estudantes, oportunidades de atuação no segmento da tecnologia, ainda predominantemente masculino.

“A escola tem responsabilidade de trabalhar a temática da equidade e diversidade de gênero, porque também é papel dela formar cidadãos que respeitem o outro”, diz Silvana Cockles do Nascimento, uma das professoras idealizadoras.

Crédito: Carlos Fernando - Guanabaratejo
1 / 1

Pilotando

1. Sobre os podcasts

Pergunte aos estudantes se eles ouvem podcasts, de quais gostam e o que os torna interessantes. Selecione alguns gêneros diferentes, ouçam juntos, debatam os formatos, discutam potencialidades e fragilidades, como certas falas foram gravadas (pessoalmente, por telefone ou se é um arquivo de áudio) e editadas. Também é possível convidar especialistas para conversar sobre o tema e auxiliá-los com dúvidas.

2. A equidade de gênero

Promova um debate com os estudantes sobre o que eles entendem por equidade de gênero e como a percebem - ou não - em seu dia a dia. Convide outros professores a trabalharem a temática em suas disciplinas. Além do debate, é possível sugerir livros, artigos, filmes e documentários sobre o assunto.

3. O primeiro podcast

Chegou a hora de produzir o podcast da turma: divida a sala em seis grupos e peça que escolham uma das seis metas do ODS 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas para abordar em um episódio, que deve ter no máximo 20 minutos. Em seguida, os alunos decidem o formato, produzem o roteiro, selecionam as fontes e marcam as entrevistas, se necessário. Depois, podem gravar usando o celular ou os arquivos de áudio enviados pelos entrevistados. Para editar, selecione aplicativos gratuitos, como o Podcast Spreaker e o Audacity.

4. Avaliação

Na hora de avaliar, o critério deve ser a criatividade, a apropriação do tema e se exploraram as possibilidades do formato. O foco não deve estar na parte técnica.

Equipagem

Compartilhe:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.