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COSMOGONIAS

O respeito à diversidade e a empatia são trabalhadas com base nas mitologias.

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Plantão Pedagógico

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Patrícia Lima, do NAVE Recife

PLANO DE VOO

Trabalhar a tolerância e o respeito entre os estudantes, por vezes, é tão difícil quanto ensinar um conteúdo curricular complexo. Por isso, estudar a origem do cosmos a partir de diferentes mitologias e discutir como as civilizações antigas tentavam explicar o que não compreendiam abre oportunidades de diálogo para mostrar pontos comuns entre todas as formas de ver o mundo, e que nenhuma é absoluta e perpétua. Posteriormente, os estudantes podem discutir em conjunto o que compreenderam e apresentar seus pontos de vista por meio de vídeos, músicas, etc.

“Quando eu falo de um deus com tridente na mão, ninguém estranha. Mas se eu falo de um deus tupã ou ogum, eles reagem. Aqui é minha oportunidade de mostrar que existem outras formas de pensar, de entender o mundo, e isso deve ser respeitado e pode fazer parte de nossas conversas”, diz Patrícia Lima, professora idealizadora.

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Pilotando

Selecione as mitologias

pode-se estudar a cosmogonia suméria, fenícia, persa, hebraica, chinesa, hinduísta, egípcia, celta, teutônica, etc. Prepare um material básico sobre cada uma delas e distribua uma para cada grupo de alunos. Pode ser interessante realizar um sorteio, assim as chances de os estudantes serem expostos a novos conceitos é maior. Cosmogonia - Princípios religiosos, míticos ou científicos que dão conta de explicar a origem do universo.

Aponte semelhanças

antes de os alunos começarem a ler e pesquisar, explique a função do mito para os povos da Antiguidade, os contextos que levaram cada sociedade a enxergar o mundo de uma determinada maneira e explicite também as tentativas comuns de responder de onde viemos e para onde vamos.

Proponha a atividade

o trabalho, agora, é com os alunos. Eles deverão pesquisar sobre a mitologia e produzir um vídeo de 2 a 3 minutos que explique aos colegas de que forma aquela mitologia compreende o mundo.

Debata

depois de ver os vídeos, promova um debate sobre o que foi apresentado. Provoque os estudantes a refletirem sobre semelhanças e diferenças entre as mitologias e trace paralelos com a atualidade e com a importância do respeito à diversidade cultural e religiosa.

Equipagem

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