Compartilhe a prática:
Na primeira aula, apresente o movimento literário que os alunos estudarão, bem como o contexto histórico em que ele está inserido. Aponte características e curiosidades. Depois, divida a sala em grupos de 4 a 5 integrantes.
Cada grupo escolhe uma obra do período estudado. Dê um tempo para que os alunos leiam o livro e planejem uma releitura em qualquer estilo e formato - quanto mais criativo, melhor. Mas, é importante a atenção às características do movimento literário e à narrativa da obra.
Chegou a hora dos alunos apresentarem suas releituras. Eles devem contar um pouco sobre a obra e explicar os elementos utilizados para criar esse novo produto, que pode transformar O Cortiço em uma revista de fofocas ou a dúvida sobre Capitu ter traído Bentinho em um infográfico.
Durante as apresentações, o professor deve incentivar o debate, para que a turma toda participe, e entre uma fala e outra, sirva o café. Já a avaliação deve levar em conta o projeto inteiro, desde as pesquisas até o produto final.