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Selecionado um tema específico, faça uma fala introdutória que apresente o contexto e a relevância do assunto. Isso vai engajar os alunos na atividade.
Promova uma organização do espaço que favoreça o debate, como a formação de um círculo com as carteiras ou todos os alunos sentados no chão. Aproxime os estudantes de você e de onde a coletânea de mídias será projetada.
Questione o estudante sobre o que a imagem, vídeo, música ou texto desperta nele. Pergunte e valorize a opinião dos jovens. Isso serve de estímulo para que os mais inibidos se sintam seguros para se expor. A ideia é que o aluno fale qualquer pensamento ou sentimento que vier à mente a respeito do tema tratado. Deixe claro que não existe certo e errado, feio e bonito, que é tudo subjetivo. Para evitar que o debate fique caótico, traga um tema instigante para prender a atenção e instrua que cada um fale em seu tempo. O esperado é reunir o maior número possível de ideias, visões, propostas e possibilidades.
Repasse sucintamente todas as ideias e interpretações trazidas pelo brainstorming, para resgatar tudo o que foi dito de forma a organizar o debate e talvez identificar um denominador comum. Para ajudar, vale anotar na lousa, em tarjetas ou em flipchart, as palavras-chave trazidas pelos estudantes.
Após o debate, proponha que os alunos realizem uma atividade com base no tema, utilizando os conceitos trabalhados em aula.
A partir do que os alunos produzirem, é possível realizar um novo debate analisando a intenção e o olhar, valorizando os diferentes modos de produzir e as subjetividades.