Compartilhe a prática:
Para saber qual conteúdo deve ser gravado, fique de olho nas temáticas e na frequência das dúvidas dos estudantes. O ideal é que esse conteúdo seja a parte da aula mais mecânica, de passo a passo, ou com as informações de maior relevância.
O vídeo não deve substituir a aula, e serve apenas como um tira-dúvidas para os alunos consultarem em casa ou enquanto resolvem exercícios.
Elabore um pequeno roteiro para gravar o vídeo — o ideal é que tenha entre 10 e 20 minutos. Para gravar, basta um ambiente silencioso e a câmera do celular. Caso queira registrar a tela de um computador, baixe programas de captura de tela. Para compartilhar, é só subir no Youtube, mantendo o vídeo privado se preferir, e enviar o link para os alunos.
O Youtube também tem bons conteúdos que podem ser utilizados em sala de aula ou como inspiração para os professores. Esses vídeos podem ajudar a introduzir um assunto, mostrar a realização de um experimento ou outra forma de trabalhar o tema. E mesmo os vídeos com imprecisões podem servir para os estudantes aprenderem a identificar e corrigir o erro.