Compartilhe a prática:
Comece a aula com dados e informações sobre a depressão e os casos de suicídio no Brasil e no mundo. Depois, questione os estudantes sobre o que pode levar as pessoas a desenvolverem essas doenças ou tirarem a própria vida. Apresente ainda diferentes visões sobre o tema, com a perspectiva de filósofos, das religiões e de outras culturas ao longo da história.
Selecione obras ou trechos de textos sobre suicídio e saúde mental, como A Elegância do ouriço, Norwegian Wood, Uma longa queda e O céu dos suicidas. Divida a turma em equipes de quatro alunos, e peça que eles analisem o enredo para constatar quais eram as condições de vida daqueles personagens, as pistas que não estavam bem e as motivações que os levam a pensar em suicídio.
Em seguida, peça que os estudantes sigam o estilo literário da obra para escrever um fim alternativo para os personagens. Deixe claro que o intuito não é julgar ou fazer uma avaliação moral, mas que se trata de um exercício de empatia e uma forma de exercitar a imaginação e a escrita.