Compartilhe a prática:
Esta prática é dividida em dois bimestres. No primeiro, apresente aos alunos a história do cinema, os variados gêneros e os formatos da produção audiovisual no mundo. Mostre trechos de filmes e documentários, e explique as diferenças, as características mais marcantes, o estilo de fotografia, enquadramento e cortes de cada um.
Ao final de cada aula teórica, peça aos estudantes que reproduzam uma cena de um minuto da obra estudada, tentando garantir as mesmas características de luz, enquadramento e cortes. Dessa maneira, aprendem sobre os recursos audiovisuais e o manuseio de equipamentos na prática.
No segundo bimestre, os alunos começam a produção de seu projeto. Debata com eles todos os ODS, e peça que cada grupo escolha um tema e um formato. Vale clipe de música, documentário, canal no Youtube de humor ou culinária, enfim, o que a imaginação permitir.
Para inspirar os estudantes, apresente roteiros em formatos variados de mídia, e indique aplicativos gratuitos para filmar e editar o vídeo no celular. Ao final, combine com os estudantes os prazos de entrega. Enquanto produzem seus projetos, mantenha um acompanhamento próximo para ajudá-los com dúvidas.
Após as entregas finais, organize um dia para que todos possam assistir a trechos das produções dos colegas. E para avaliar, leve em conta o processo como um todo: a criatividade, empatia, responsabilidade, trabalho em equipe, aspectos artísticos — e menos os aspectos técnicos, como qualidade da imagem e do som.