Compartilhe a prática:
Pergunte aos estudantes se eles ouvem podcasts, de quais gostam e o que os torna interessantes. Selecione alguns gêneros diferentes, ouçam juntos, debatam os formatos, discutam potencialidades e fragilidades, como certas falas foram gravadas (pessoalmente, por telefone ou se é um arquivo de áudio) e editadas. Também é possível convidar especialistas para conversar sobre o tema e auxiliá-los com dúvidas.
Promova um debate com os estudantes sobre o que eles entendem por equidade de gênero e como a percebem - ou não - em seu dia a dia. Convide outros professores a trabalharem a temática em suas disciplinas. Além do debate, é possível sugerir livros, artigos, filmes e documentários sobre o assunto.
Chegou a hora de produzir o podcast da turma: divida a sala em seis grupos e peça que escolham uma das seis metas do ODS 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas para abordar em um episódio, que deve ter no máximo 20 minutos. Em seguida, os alunos decidem o formato, produzem o roteiro, selecionam as fontes e marcam as entrevistas, se necessário. Depois, podem gravar usando o celular ou os arquivos de áudio enviados pelos entrevistados. Para editar, selecione aplicativos gratuitos, como o Podcast Spreaker e o Audacity.
Na hora de avaliar, o critério deve ser a criatividade, a apropriação do tema e se exploraram as possibilidades do formato. O foco não deve estar na parte técnica.