Ensino e Aprendizagem > JOGOS ABSTRATOS ARTÍSTICOS

JOGOS ABSTRATOS ARTÍSTICOS

Criando um jogo de tabuleiro com base em movimentos artísticos.

Compartilhe a prática:

Plantão Pedagógico

X

Prática elaborada por Amaro Bezerra, professor de Língua Portuguesa, Fernando Fernandes, professor de Multimídia, Oberdan Alves, professor de Programação, e Wilson Menezes, professor de Artes, do NAVE Recife

PLANO DE VOO

Jogos, Arte e Língua Portuguesa se fundem nesta prática pedagógica. A partir do xadrez e da dama, os estudantes reformulam as peças e os cenários de acordo com um movimento artístico e criam uma narrativa para o jogo. A competência Comunicação, da BNCC, e o senso estético também são exercitados, uma vez que o jogo é utilizado como linguagem.

“Essa foi uma prática verdadeiramente interdisciplinar, porque os alunos tinham que pesquisar o movimento artístico e o contexto histórico para depois desenvolver a narrativa e o jogo”, explica Oberdan Alves, um dos professores idealizadores.

Crédito: Carlos Fernando - Guanabaratejo
1 / 1

Pilotando

1. Artes e história

Nas aulas de Artes, o professor trabalha estilos como futurismo, cubismo, art déco, movimento armorial, tropicália e pop art, enfatizando não só as características e técnicas utilizadas, mas também o contexto histórico em que estavam inseridos. Por exemplo, a relação entre o cubismo e a Guerra Civil Espanhola e art déco e a República do Café com Leite no Brasil. Após as aulas expositivas, separe a turma em grupos. Eles devem pesquisar sobre um movimento artístico e realizar um seminário.

2. O jogo e a narrativa

Nesta etapa, os alunos devem pesquisar e escolher um jogo de tabuleiro para criar uma narrativa que faça sentido entre a mecânica do jogo e a arte. Por exemplo, usar o estilo armorial com uma história de embate entre cangaceiros e policiais no jogo de damas. Na disciplina de Língua Portuguesa, o professor pode trabalhar os conceitos de dissertação e narrativa, a construção de um personagem e clímax. Com base no jogo, os alunos produzem um pequeno texto que conte essa história.

3. Finalização

As duas primeiras etapas podem durar até um bimestre e os outros dois meses podem ser dedicados à execução do projeto final. Mas, antes de tudo, vale realizar uma apresentação em forma de pitch com os alunos, atividade em que eles têm cerca de 5 minutos para defender a ideia do projeto, e uma boa oportunidade para refinar o que for preciso. Quando os jogos estiverem prontos, o professor pode avaliar todo o processo e reunir a turma para jogar.

4. Para ir além

Quer tornar a prática mais desafiadora? Os alunos podem criar os jogos no formato digital, programando o movimento das peças e a arte de abertura, de vitória e derrota. Para tanto, podem utilizar programas como Visual Studio e InkScape, que em suas versões gratuitas já contêm ferramentas suficientes para os estudantes trabalharem.

Equipagem

Compartilhe:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.