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DESENVOLVENDO UM SITE

A criação de uma página web apoia na organização, estruturação e assimilação de conhecimento.

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Plantão Pedagógico

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Prática elaborada por Amanda Otsuka, professora de Biologia, e Oberdan Almeida, professor de Programação, do NAVE Recife

PLANO DE VOO

Aprender sobre os filos do reino animal e suas características exige muita atenção as informações e aos detalhes. Uma maneira divertida de estimular os estudantes a assimilarem todo esse conhecimento é desenvolvendo um site sobre o assunto. Embora nesta proposta os conteúdos sejam sobre os filos, é possível construir o site a partir de qualquer tema.

Nesse processo, não só os alunos aprendem a selecionar as informações mais relevantes, mas também se deparam com o desafio de torná-las atrativas e a explorar a linguagem e o design de uma página na web. Saber utilizar as tecnologias digitais de maneira crítica e inovadora é também uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Esse é um jeito diferente de aprender Biologia usando a tecnologia”, afirma Amanda Otsuka, uma das professoras idealizadoras.

Crédito: Carlos Fernando - Guanabaratejo
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Pilotando

1. O principal sobre os filos

Divida a turma em grupos, cada um ficará responsável por um filo. As três primeiras aulas serão para as pesquisas, elaboração de um resumo das características desses animais e as informações que irão para o site. O professor pode acompanhar o desenvolvimento da atividade ajudando os alunos a prestarem atenção às fontes, como colocar os créditos, e à precisão das informações, bem como a relevância do que querem apresentar.

2. Aprendendo a construir um site

Nas três aulas seguintes, os alunos aprendem o básico sobre desenvolvimento e programação, usando HTML e CSS, e buscando referências de layouts de páginas que eles gostam. Para ensiná-los, o professor também pode realizar uma parceria com algum especialista, recorrer a vídeos explicativos na internet ou até usar plataformas que disponibilizam modelos básicos que os estudantes podem adaptar, aprimorar, e incluir novos recursos, como Google Sites, Wix ou Wordpress.

3. Execução e avaliação

Nas últimas três aulas, os alunos devem efetivamente construir suas plataformas, com o objetivo de tornar as informações sobre os filos atraentes e interativas, em um site organizado e esteticamente trabalhado. Em seguida, o professor revisa as páginas para checar as informações e sua funcionalidade, e pede as alterações, se necessário. Por fim, pode avaliar o projeto como um todo, ou compor a nota com uma prova escrita. O professor ainda pode compartilhar os sites com a turma toda para que sirva de recurso para estudo.

Equipagem

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