Compartilhe a prática:
Divida a turma em grupos, cada um ficará responsável por um filo. As três primeiras aulas serão para as pesquisas, elaboração de um resumo das características desses animais e as informações que irão para o site. O professor pode acompanhar o desenvolvimento da atividade ajudando os alunos a prestarem atenção às fontes, como colocar os créditos, e à precisão das informações, bem como a relevância do que querem apresentar.
Nas três aulas seguintes, os alunos aprendem o básico sobre desenvolvimento e programação, usando HTML e CSS, e buscando referências de layouts de páginas que eles gostam. Para ensiná-los, o professor também pode realizar uma parceria com algum especialista, recorrer a vídeos explicativos na internet ou até usar plataformas que disponibilizam modelos básicos que os estudantes podem adaptar, aprimorar, e incluir novos recursos, como Google Sites, Wix ou Wordpress.
Nas últimas três aulas, os alunos devem efetivamente construir suas plataformas, com o objetivo de tornar as informações sobre os filos atraentes e interativas, em um site organizado e esteticamente trabalhado. Em seguida, o professor revisa as páginas para checar as informações e sua funcionalidade, e pede as alterações, se necessário. Por fim, pode avaliar o projeto como um todo, ou compor a nota com uma prova escrita. O professor ainda pode compartilhar os sites com a turma toda para que sirva de recurso para estudo.