Ensino de inglês deve mirar a interdisciplinaridade

  • Ícone Whatsapp
  • Ícone Twitter
  • Ícone Facebook

“É quase impossível trabalhar o Inglês de forma isolada”. A frase é da professora Karla Pereira dos Santos, da rede estadual de Goiás, e resume um dos principais pontos trazidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino do idioma nas escolas regulares: a importância de inserir a aprendizagem da língua inglesa em contextos onde ela seja de fato usada e que são, por sua vez, interdisciplinares.

Leia: Gestão Curricular e das Aprendizagens

Historicamente, o ensino de língua estrangeira no Brasil focou em aspectos linguísticos e, com a chegada dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no estudo da língua escrita. “Encara-se ainda hoje o ensino de Inglês como um fim”, destaca Andreia Alves, professora da Escola da Vila, na capital paulista, e consultora no ensino da disciplina. É daí que vem o antigo estigma de que as aulas focam excessivamente em aspectos formais da língua, como a conjugação do verbo to be. “Agora, passamos a enxergar o ensino como um meio. Então, quando ensinamos o simple present, por exemplo, nos perguntamos o porquê dos alunos aprenderem esse conteúdo gramatical”, completa a especialista.

Conheça também Caminhos para a BNCC de Língua Inglesa

Nesta perspectiva, uma das possibilidades abertas é a de relacionar a aprendizagem do Inglês com projetos desenvolvidos por meio de outros componentes curriculares. “Não é obrigatório que isso aconteça, mas é possível e interessante”, afirma Andreia. A professora Karla exemplifica: “No Inglês, é quase impossível escapar de levantar aspectos culturais, históricos e geográficos, porque a aprendizagem da língua está ligada a realizar trocas com pessoas que vivem em outros contextos.”

O Inglês e a área de Linguagens

No texto da BNCC, a dimensão intercultural aparece como um dos eixos que organizam o componente curricular. “O tratamento do Inglês como língua franca impõe desafios e novas prioridades para o ensino, entre os quais o adensamento das reflexões sobre as relações entre língua, identidade e cultura, e o desenvolvimento da competência intercultural”, afirma o documento.

Logo, o trabalho feito dentro das aulas de Inglês deve mirar também a parceria com professores de outras disciplinas. Na escola de Karla, por exemplo, em 2018, todos os professores trabalharam diferentes aspectos ligados à violência doméstica e contra a mulher. Nas aulas de Inglês, o repertório dos estudantes foi ampliado com textos que mostravam materiais produzidos em outras situações de aprendizagem a respeito do mesmo tema. “Tratar de um tópico que já era de conhecimento dos estudantes facilitou a compreensão dos textos e vídeos que apresentei”, comenta a professora.

Além disso, a inserção do componente dentro da área de Linguagens promove essa articulação e pode alavancar o trabalho. “Os alunos podem ser convidados, por exemplo, a relacionar aspectos da linguagem artística aos seus conhecimentos linguísticos do Inglês”, exemplifica Telma Gimenez, docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A criação de estratégias de leitura também é fundamental para diversos componentes: conhecimentos adquiridos com a apreciação de imagens nas aulas de Arte podem servir de apoio para a leitura de textos em Inglês que possuam fotos e ilustração. Assim como o uso de algumas estratégias de leitura aprendidas nas aulas de Português. “Sempre que lemos um texto, devemos nos apoiar em títulos, legendas, imagens e palavras-chave para conseguir compreendê-lo”, afirma Andreia. Essas habilidades também são importantes para o ensino do Inglês e aparecem dentro dos descritores previstos na BNCC.

Inglês para investigar a história local

No município de Araçariguama, no interior de São Paulo, uma das propostas cogitadas por professores da rede durante os grupos de estudo sobre a BNCC foi a exploração da Língua Inglesa para a descoberta da história da região. “Temos aqui uma mina de ouro desativada que foi explorada por uma companhia inglesa”, conta Luciana Cury, pedagoga, então à frente da superintendência da Educação do município. Nesse caso, a disciplina poderia entrar como um importante apoio para a exploração desse momento histórico local ao propor, por exemplo, que os alunos busquem documentos e informações em língua inglesa sobre o episódio em questão.

Leia: Oportunidades para o ensino de inglês

Outro caminho possível é o de identificar as heranças deixadas pelos imigrantes que vieram trabalhar na corporação. “Hoje, a cultura inglesa pode parecer muito distante, mas seria muito interessante propor aos alunos que observassem esse ponto de contato que tivemos com esse país”, destaca a gestora.

São costuras como estas que permitem que habilidades ligadas aos componentes de História, Geografia, Ciências da Natureza, entre outras, sejam integradas e aprofundem os conhecimentos dos estudantes sobre essa relação que se estabeleceu no passado e, mais do que isso, atribuam sentido às aprendizagens de hoje.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.