O especial Educação Decolonial: O futuro da escola é ancestral apresenta um retrato de experiências de transformação da Educação a partir das ancestralidades africanas, afro-brasileiras e indígenas. Ao combater o racismo, essas escolas também ensinam crianças e adolescentes a respeitar e conviver em diversidade e paz.

Este especial é resultado de uma parceria entre o Centro de Referências em Educação Integral e a Avante – Educação e Mobilização Social, com apoio do 5º edital de Jornalismo de Educação, da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), e em parceria com a Fundação Itaú.

Expediente

Especial Educação Decolonial: O futuro da escola é ancestral

Coordenação técnica: Andrea Fernandes, Raiana Ribeiro e Tory Helena
Edição: Andrea Fernandes e Tory Helena
Reportagem: Carla Aragão e Ingrid Matuoka
Estagiário de reportagem: Pedro Beno
Conteúdo digital: Larissa Alves
Design: Sílvia Barreto
Conteúdo audiovisual: Gabriel Dias, Herika Rodriguez, Matheus de Araújo, Patrick Silva/Alma Preta e Rafael Soares
Desenvolvimento Web: André Keher
Financiamento: 5º edital de Jornalismo de Educação, da Jeduca, em parceria com a Fundação Itaú




Avante – Educação e Mobilização Social
Desde 1991, atua na garantia de direitos de crianças, jovens, mulheres, famílias, profissionais da Educação e agentes comunitários e públicos por meio de formações que consideram os sujeitos como capazes de construir significados, fazer sentido das suas histórias e atuar crítica e colaborativamente na sociedade.

Centro de Referências em Educação Integral
Promove desde 2013 a pesquisa, o desenvolvimento metodológico, o aprimoramento e a difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para fortalecer a agenda de Educação Integral no Brasil.