A leitura é uma atividade interativa e complexa, que produz sentidos a partir do texto e também de um vasto conjunto de saberes de tipo muito variado – ligados ao texto, ao gênero textual, à gramática, aos conhecimentos sobre o mundo e outros aspectos. A escola tem papel decisivo na formação de leitores literários, mas para que possam influenciar e promover o engajamento dos estudantes com a leitura dentro e fora da escola, algumas premissas devem ser observadas.

Premissas

Conteúdos de leitura

O trabalho com leitura precisa considerar três aspectos fundamentais: os comportamentos leitores, as capacidades de leitura e os procedimentos de leitura. É possível dizer que todos eles são conteúdos de leitura e integram o processo de ensino-aprendizagem.

Comportamentos Leitores
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Capacidades de Leitura
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Procedimentos de Leitura
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Modalidades didáticas

Ao planejar situações de leitura é preciso tomar um conjunto de decisões, assumindo determinada intencionalidade para o trabalho didático-pedagógico e uma forma de organizá-lo. Fundamentais para o planejamento, implementação e avaliação das práticas, as modalidades organizativas contribuem para criar um ambiente fértil de aprendizagem.

Leitura
em voz alta
Leitura
em grupo
Leitura
dramática
Leitura
colaborativa
Assistir vídeo

Diversificar as práticas

Leituras na escola
Literatura no cotidiano escolar

Modalidades didáticas