A leitura é uma atividade interativa e complexa, que produz sentidos a partir do texto e também de um vasto conjunto de saberes de tipo muito variado – ligados ao texto, ao gênero textual, à gramática, aos conhecimentos sobre o mundo e outros aspectos. A escola tem papel decisivo na formação de leitores literários, mas para que possam influenciar e promover o engajamento dos estudantes com a leitura dentro e fora da escola, algumas premissas devem ser observadas.
Premissas
Conteúdos de leitura
O trabalho com leitura precisa considerar três aspectos fundamentais: os comportamentos leitores, as capacidades de leitura e os procedimentos de leitura. É possível dizer que todos eles são conteúdos de leitura e integram o processo de ensino-aprendizagem.
Modalidades didáticas
Ao planejar situações de leitura é preciso tomar um conjunto de decisões, assumindo determinada intencionalidade para o trabalho didático-pedagógico e uma forma de organizá-lo. Fundamentais para o planejamento, implementação e avaliação das práticas, as modalidades organizativas contribuem para criar um ambiente fértil de aprendizagem.
em voz alta
em grupo
dramática
colaborativa