Fundação Vale

A Fundação Vale atua no fortalecimento das políticas públicas e na promoção de transformações sociais estruturantes nos territórios de atuação da Vale. Criada há mais de cinco décadas, a instituição desenvolve e apoia iniciativas que buscam melhorar o acesso da população aos seus direitos, contribuindo para o desenvolvimento social dos territórios e para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Atualmente, está presente no Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro.

Dentre as iniciativas realizadas, o Programa Rotas e Redes Literárias atua com o objetivo de fomentar o acesso ao livro e à leitura nas redes municipais e estaduais de ensino. Por meio da equipagem das escolas com acervo literário e mobiliário de leitura, o Rotas busca integrar a leitura literária às atividades curriculares, sistematizar boas práticas e capacitar educadores em mediação de leitura.

Cidade Escola Aprendiz

Fundada em 1997, a Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que há 25 anos contribui para o desenvolvimento dos sujeitos e suas comunidades por meio da promoção de experiências e políticas públicas orientadas por uma perspectiva integral da educação. Desde 2018, a convite da Fundação Vale, o Centro de Referências em Educação Integral – iniciativa do Aprendiz em parceria com organizações de todo o Brasil – lançou-se ao desafio de coordenar o projeto Rotas e Redes Literárias no estado do Maranhão, orientando as estratégias de promoção do direito à leitura e literaturas aos fundamentos da Educação Integral e Território Educativo.

Modalidades didáticas