O Educador Orientador tem, como princípio, a pedagogia da presença, que envolve as dimensões do cuidado e tem, como foco, a força transformadora da proximidade entre o educador e o educando. É uma estratégia personalizada de orientação pedagógica, que se centra nas demandas cognitivas e na formação humana dos alunos.
Os estudantes são divididos em times, considerando, principalmente, suas afinidades e diferentes saberes. Para cada time, é definido um educador orientador, que será o responsável pelo acompanhamento da trajetória escolar de cada participante. O educador deverá trazer, aos alunos, novos conhecimentos e exemplos.
Esta prática facilita a integração entre os educandos – e entre estes e os educadores –, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e da capacidade de trabalho colaborativo dos alunos. Ela tem a finalidade de apoiar a trajetória do educando, promovendo o desenvolvimento de um jovem autônomo como pessoa, solidário como cidadão e competente como futuro profissional.
Para a execução desta prática, é fundamental que o processo de orientação levado a cabo pelo educador esteja baseado na reflexão pedagógica e no planejamento coletivo de estratégias de implementação. Esta é uma metodologia que depende sobremaneira do envolvimento e da disposição do educador. Sua formação contínua e o olhar de cuidado em relação ao outro e a si mesmo são essenciais para a eficácia do método.
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Como fazer
Planeje
Divida os estudantes em times, levando em conta seus saberes acadêmicos, relações de convivência e perfis distintos. A heterogeneidade faz do aprendizado uma experiência mais complexa e plural. Os grupos podem ser formados por cinco ou seis membros;
Organize, com o apoio da gestão escolar e com os outros professores, quem será o responsável por cada time. Cada educador pode orientar quantos times for possível de garantir um atendimento personalizado;
Defina a periodicidade dos encontros de orientação, a duração dos times (bimestral, semestral ou anual) e a logística (espaços, horários etc.);
Elabore, com os demais professores, um itinerário formativo, que guiará o processo de orientação e os encontros. O itinerário formativo deve prever reflexões e vivências que levem o educando a pensar, agir, identificar e incorporar valores afinados com ideais expressos no projeto pedagógico;
Para elaborar o itinerário formativo, considere duas questões centrais: que tipo de jovem queremos formar? Que tipo de sociedade, ou melhor, de mundo para cuja construção nós queremos influenciar com a formação desse jovem?;
Elenque temas de acordo com a periodicidade definida, que serão estruturantes para os encontros.
Implemente
Realize os encontros de orientação. Eles podem se configurar como: espaços para o acompanhamento do desempenho escolar dos estudantes; momentos lúdicos, artísticos e de ócio criativo; atividades fora da escola; palestras com convidados sobre temas de interesse dos educandos;
Colha comentários dos alunos sobre suas habilidades e potenciais desafios em relação à vida escolar, para que as reuniões e orientações estejam comprometidas com o cotidiano e com as expectativas deles;
Faça uso de ferramentas de trabalho em grupo, como acordos de convivência; registro e acompanhamento de metas coletivas; grupos focais; dinâmicas de grupos; entre outras.
Anote em um diário o que é experimentado em cada orientação. Cada escola pode construir um formulário de acompanhamento, de acordo com suas demandas;
Crie outros canais de encontro, como redes virtuais. O acompanhamento à distância é um recurso que, quando bem usado, facilita o processo.
Avalie
Sistematize e reflita sobre os conteúdos registrados ao longo dos encontros, avaliando sobre o impacto das orientações no desempenho escolar individual e coletivo dos estudantes;
Analise, com os demais professores, em reuniões de abertura e fechamento do semestre, as demandas, os registros, impactos e desafios que surgiram durante a implementação da prática.
Institucionalize
Promova debates, entre os docentes, acerca dos princípios que norteiam a prática;
Sensibilize os demais professores e a gestão escolar sobre a importância do
acompanhamento personalizado, mediante os resultados atingidos.
Materiais necessários
Espaços de convivência na escola;
Ambientes virtuais de interação, como redes sociais, listas de e-mails ou fóruns.
Aprendendo com quem faz
NAVE
O Núcleo Avançado em Educação (NAVE), projeto da Oi Futuro, é um programa voltado para pesquisa docente, que investiga práticas para uma educação inovadora, em diálogo com as demandas do século XXI. O trabalho do NAVE tem a missão de estudar práticas que inovem o método (como ensinar), o conteúdo (o que ensinar) e a forma de gerir este novo ambiente escolar e suas práticas.
Entre as experimentações metodológicas implementadas pelo NAVE, está a atividade do Educador Orientador. A prática foi criada em 2009, na Escola Cícero Dias, em Recife (PE). Além de escola, a Cícero Dias é um centro de pesquisa e disseminação de práticas pedagógicas, local de residência pedagógica de professores-pesquisadores.
Julio Horta, pesquisador da Oi Futuro, é um dos responsáveis pela implementação do Educador Orientador na escola. Ele conta que esta prática tem, como foco, a formação humana dos educandos, isto é, que o aluno saiba relacionar-se bem, considerar o outro, mas também ter autoconhecimento. A proposta é a formação do aluno para além da cognição, para que ele considere o meio, os valores e seus próprios potenciais.
O educador afirma que, entre os resultados obtidos, após cinco anos de implementação da prática e envolvimento de cerca de mil educandos, estão a diminuição de brigas entre alunos e uma convivência mais solidária de ajuda mútua e qualificação das reuniões de conselho de classe.
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