Gestão > PLANEJAMENTO COLABORATIVO

PLANEJAMENTO COLABORATIVO

Estudantes contribuem ativamente com a programação do bimestre da disciplina.

Compartilhe a prática:

Plantão Pedagógico

X

Prática elaborada por Sarah Nery, do NAVE Rio

PLANO DE VOO

Baseado nos princípios da gestão democrática, o planejamento colaborativo consiste na apresentação da programação do bimestre aos estudantes para que eles possam fazer intervenções diretas, gerando uma noção de corresponsabilidade entre aluno e professor. Ao propor esses acordos coletivos, a relação entre as duas partes ganha ares de parceria e transparência. Além disso, a participação efetiva dos jovens na construção do projeto pedagógico fortalece o vínculo e dá sentido para sua aprendizagem.

1 / 1

Pilotando

Sugestão inicial

O professor apresenta para os alunos um planejamento prévio das atividades que ele gostaria de desenvolver ao longo do bimestre. Essa apresentação pode ser feita em sala de aula por meio de ferramentas como o PowerPoint. O indicado é que o educador vá debatendo, ponto a ponto, sua proposta.

Diálogo e intervenções

Diante da proposta apresentada, os estudantes podem validar conteúdos, tecer comentários e sugerir alterações. Todo este processo deve ser fundamentado em argumentos que sejam pertinentes para a comunidade escolar como um todo e não apenas em interesses individuais.

Contra-argumente

É importante que o professor também tenha espaço e voz para defender suas escolhas, contra-argumentando algumas questões que podem vir da parte dos alunos. No entanto, é preciso também salientar que o professor precisa estar aberto e preparado para rever e reconstruir seu planejamento.

Ofereça outros caminhos

No caso de uma minoria se opor a algum projeto, uma alternativa é possibilitar que estes estudantes possam desenvolver trabalhos em paralelo com a classe. Um opção é uma proposta de aprendizagem autônoma. “O que você quer fazer? Como você quer fazer? De que forma quer ser avaliado por isso?” são algumas perguntas que podem orientar esse acordo.

Equipagem

Compartilhe:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.