Compartilhe a prática:
O professor apresenta para os alunos um planejamento prévio das atividades que ele gostaria de desenvolver ao longo do bimestre. Essa apresentação pode ser feita em sala de aula por meio de ferramentas como o PowerPoint. O indicado é que o educador vá debatendo, ponto a ponto, sua proposta.
Diante da proposta apresentada, os estudantes podem validar conteúdos, tecer comentários e sugerir alterações. Todo este processo deve ser fundamentado em argumentos que sejam pertinentes para a comunidade escolar como um todo e não apenas em interesses individuais.
É importante que o professor também tenha espaço e voz para defender suas escolhas, contra-argumentando algumas questões que podem vir da parte dos alunos. No entanto, é preciso também salientar que o professor precisa estar aberto e preparado para rever e reconstruir seu planejamento.
No caso de uma minoria se opor a algum projeto, uma alternativa é possibilitar que estes estudantes possam desenvolver trabalhos em paralelo com a classe. Um opção é uma proposta de aprendizagem autônoma. “O que você quer fazer? Como você quer fazer? De que forma quer ser avaliado por isso?” são algumas perguntas que podem orientar esse acordo.