Compartilhe a prática:
O educador deve passar as orientações da atividade e como funcionará o desenvolvimento das etapas. Assim, deve explicar que primeiro haverá uma apresentação em pitch sobre diversos assuntos e, em um segundo momento, a produção de uma redação em cima de um dos temas, que só será revelado no próprio dia. O objetivo dessa estratégia é fazer com que o aluno preste atenção não só no tema que lhe foi dado, mas em todas as exposições que forem feitas.
A sala é dividida em grupos, cada qual fica com um tema diferente a ser trabalhado na apresentação em formato de pitch.
Os alunos realizam a pesquisa sobre sua temática de apresentação. Nesse momento, o papel do professor é orientar.
Cada grupo tem 10 minutos para realizar sua apresentação em pitch. A curta duração da exposição estimula a capacidade de sintetização bem como de hierarquização de conteúdos. Um aluno pode ficar responsável por levantar o papel mostrando quanto tempo ainda resta de exposição para o grupo. Após a apresentação, é feita uma discussão sobre o que foi levantado, esclarecendo dúvidas e aprofundando pontos. Quando um grupo conclui sua apresentação, outro já pode começar a sua.
Após as apresentações, o educador escolhe um tema abordado para pautar a redação de toda a classe. Logo, se a primeira etapa da prática tem um caráter coletivo, a segunda foca no individual.
Focar na pesquisa, postura e eloquência na apresentação do pitch, além da qualidade textual e coerência temática da redação.