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FÍSICA EM HQ

A produção de conhecimento de física se dá a partir da produção de histórias em quadrinhos.

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Plantão Pedagógico

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Prática elaborada Hugo Tadeu de Carvalho, do NAVE Recife

PLANO DE VOO

Com o objetivo de despertar a curiosidade pela Física e estimular a construção do conhecimento de forma autônoma, o professor elenca abordagens estratégicas e propõe a criação de narrativas em história em quadrinhos (HQ) com base nos seus conceitos investigados pelos estudantes.

Além de deixar o processo de aprendizagem mais lúdico, a estratégia faz com que os estudantes desenvolvam suas capacidades de estruturar e contar histórias. Outro ponto despertado pela prática é a conexão do cotidiano dos alunos aos elementos da Física, tornando o que até então era abstrato em algo concreto.

Foto: Carlos Fernando Guanabaratejo
Foto: Carlos Fernando Guanabaratejo
Foto: Carlos Fernando Guanabaratejo
Confira a história em quadrinhos desenvolvida pelos estudantes intitulada Leis de Newton, sob orientação do professor de Física Hugo Tadeu de Carvalho.
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Pilotando

Selecione os temas

Dentre os assuntos já planejados para trabalhar em aula, escolha alguns para que os estudantes possam criar as histórias. É importante criar espaços para que os alunos sugiram temas, mesmo aqueles que ainda não tenham sido abordados.

Explique

Ao apresentar a proposta de criar uma HQ a partir de noções de Física, é possível que haja uma reação por parte de alunos, principalmente no que diz respeito ao domínio do desenho. Esclareça que a arte em si não será avaliada, mas sim a habilidade em compreender mais profundamente um assunto da Física e transformá-lo em uma história interessante, sintética e bem narrada.

Debata

Combine um dia para a apresentação das histórias em sala de aula, e, nesse dia, pergunte sobre os conceitos da Física e de que forma eles aparecem nas HQs.

Equipagem

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