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Eleja uma temática que mobilize a turma e tenha relação com seu cotidiano. Temas muito amplos podem dificultar uma análise mais objetiva. Logo, o interessante é que haja um recorte mais específico. Alguns exemplos: o papel da mulher na política, a violência nos grandes centros urbanos, a crise dos refugiados no mundo.
Separe peças de comunicação sobre o tema escolhido de diferentes mídias (impresso, digital, áudios, iconografias) e voltadas para públicos também distintos (mulheres, executivos, veículos de bairro, de grande circulação, etc.). Quanto mais ampla for essa coletânea, maior será a diversidade da mensagem e dos olhares sobre o tema. A contribuição dos alunos com materiais é muito bem-vinda.
Separe a turma em duplas ou trios e distribua os materiais entre eles.
Os alunos devem discutir entre si e registrar suas análises. Peça para que apontem as semelhanças e diferenças entre os produtos de comunicação. A cada rodada, os grupos podem mudar o foco da análise. O professor pode também sugerir critérios para tal: ‘com que público esses textos falam?’, ‘qual o posicionamento sócio-político assumido?’ ou ‘qual é tipo de linguagem utilizada (coloquial ou norma culta)? Por quê?’. Outra investigação relevante diz respeito ao valor semântico que as palavras carregam dentro de determinados contextos. Por exemplo, qual diferença entre dizer “dependente químico” e “viciado”? Discuta entre os alunos.
Analise também as fotos ligadas aos textos, legendas e o peso dado para as matérias dentro dos veículos. Qual tamanho ocupa dentro do jornal? Qual o peso da foto em comparação ao texto? Qual o destaque dado na home no website? Estes são alguns pontos que devem ser questionados.
A partir da análise de cada grupo, faça uma conversa em sala para entender “o que o outro viu que eu não vi” e vice-versa. É comum que os alunos percebam pontos que são mais sensíveis à realidade deles. O professor pode pedir para os estudantes relacionarem suas análises com a experiência de mundo que possuem. É importante frisar que não existe análise certa ou errada, mas sim pontos de vista que podem ser diferentes por inúmeras questões.