Compartilhe a prática:
Entre em contato com a organização SOS Mata Atlântica, que atua em diversas regiões brasileiras, ou outra entidade local que promova estudos da água e sugira uma parceria. A colaboração é vantajosa para os dois lados. Eles fornecem ferramentas de trabalho para os alunos como kits de análise e, em troca, os estudantes entregam a eles os resultados obtidos.
Após decidir qual rio será objeto de estudo, converse com os alunos sobre como será o estudo de campo e a importância da atividade. Estimule a participação e experimentação de todos.
Organize com a escola e realize o trabalho de campo com os alunos no curso d’água escolhido anteriormente. Realize as coletas de dados a partir do material fornecido pela entidade parceira. Importante lembrar que aqui será preciso mais tempo, e isso deve ser combinado com antecedência, preferencialmente envolvendo o apoio de outros professores da escola.
Após a visita, é necessário fazer a sistematização dos dados coletados com o kit. Estes também podem ser encaminhados para a entidade parceira.
Agora que os estudantes já conheceram de perto o que envolve estudar a água, é o momento de trazer os conceitos teóricos de Geografia, Química, Biologia e de outras disciplinas envolvidas. Como resultado dessa prática, podem surgir tabelas, gráficos, textos, vídeos, croquis, entre outros recursos que instiguem os estudantes a sistematizar suas descobertas.