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DANÇAS FOLCLÓRICAS

A experimentação da riqueza cultural do corpo por meio de danças regionais apoia a ampliação do repertório artísticos dos estudantes.

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Plantão Pedagógico

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Prática elaborada por Maiara Zacarone, professora de Artes do NAVE Rio

PLANO DE VOO

Qual é o lugar do corpo na educação que praticamos atualmente? Como é possível apoiar a consciência corporal e o desenvolvimento integral dos jovens? Nesta prática, a cultura popular e as danças típicas de diversas regiões do Brasil são oportunidades de trabalhar essa dimensão e ainda enriquecer o repertório cultural dos estudantes, uma das habilidades gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“É importante que os alunos experimentem a riqueza da cultura brasileira no corpo, porque quando você vivencia isso, a cultura começa a fazer parte de você. Essa experiência ajuda a estimular neles a valorização das nossas identidades”, explica a professora idealizadora Maiara Zacarone.

Crédito: Carlos Fernando - Guanabaratejo
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Pilotando

1. O folclore

Prepare uma aula sobre o folclore brasileiro, mostrando as festas, danças, costumes, superstições, comidas e parlendas. Apresente curiosidades e a importância das manifestações culturais e tradicionais.

2. Conhecendo as danças folclóricas

Escolha as danças a serem trabalhadas. Alguns exemplos são a Dança do Pezinho, típica no Rio do Grande do Sul e a da Cana Verde, tradicional de Goiás. Também é interessante pesquisar as mais comuns na região da escola. Explique a relação que elas têm com a história do local, como surgiram e em que contexto acontecem.

3. Para dançar

Leve os estudantes para espaços mais amplos da escola ou para alguma praça próxima. Mostre os passos, as músicas e os convide para dançar: aqui a ideia é aprender e se divertir simultaneamente. No geral, as danças têm passos simples e é possível conseguir as músicas e aprender os movimentos em vídeos na internet.

4. Vale a atenção

Tente garantir a inclusão de todos os adolescentes nessa atividade, dos mais tímidos aos que têm mobilidade reduzida. Também é importante conversar sobre a interação entre os estudantes.

Equipagem

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