Compartilhe a prática:
Prepare uma aula sobre o folclore brasileiro, mostrando as festas, danças, costumes, superstições, comidas e parlendas. Apresente curiosidades e a importância das manifestações culturais e tradicionais.
Escolha as danças a serem trabalhadas. Alguns exemplos são a Dança do Pezinho, típica no Rio do Grande do Sul e a da Cana Verde, tradicional de Goiás. Também é interessante pesquisar as mais comuns na região da escola. Explique a relação que elas têm com a história do local, como surgiram e em que contexto acontecem.
Leve os estudantes para espaços mais amplos da escola ou para alguma praça próxima. Mostre os passos, as músicas e os convide para dançar: aqui a ideia é aprender e se divertir simultaneamente. No geral, as danças têm passos simples e é possível conseguir as músicas e aprender os movimentos em vídeos na internet.
Tente garantir a inclusão de todos os adolescentes nessa atividade, dos mais tímidos aos que têm mobilidade reduzida. Também é importante conversar sobre a interação entre os estudantes.