Compartilhe a prática:
Apresente para os alunos vídeos de três tipos de teatro de formas animadas: sombras, objetos e fantoches. Destaque as diferenças entre eles e como todos trabalham o simbólico e o imaginativo. Em seguida, peça aos alunos que se dividam e escolham a peça e o tipo de teatro planejam desenvolver. A ideia é que a apresentação seja registrada em vídeo.
É preciso que os alunos escolham entre temas de Física, Química e Biologia, com base no que tenham mais interesse e curiosidade em aprender ou saber mais. Valorizar o interesse do estudante é uma das melhores maneiras de garantir o engajamento na aprendizagem.
Depois, eles devem produzir um roteiro com seis atos que articule os três conteúdos. Busque exemplos de obras que apresentem desde roteiros à produção final para que eles se inspirem e usem como base. Para gravar, basta uma câmera de celular. Eles podem editar com aplicativo no próprio smartphones ou em softwares gratuitos no computador.
Na hora de avaliar, o que mais importa não é a qualidade técnica do som ou da imagem, nem uma edição perfeita. O que vale é a atenção ao formato do teatro, a profundidade dos conteúdos e a maneira criativa como conseguiram produzir uma narrativa a partir dos temas.