Compartilhe a prática:
Forme uma roda com os alunos e promova um debate descontraído sobre os livros que eles mais gostaram de ler ou qual foi sua última leitura. Peça para que eles contem um pouco da história e expliquem por que gostaram dela. Isso desperta a curiosidade nos demais alunos.
Depois dessa conversa inicial, os alunos devem escolher algumas das obras que fizeram parte do debate para entrar na votação. O livro vencedor deverá ser lido pelos demais alunos. A votação pode até acontecer via redes sociais, por meio de enquete no grupo da sala no Facebook ou do Google Drive, por exemplo.
Combine com os alunos uma data para que eles apresentem as relações entre a história do livro vencedor e o conteúdo trabalhado em aula. Essa também a é uma oportunidade de aproximar e debater temas da atualidade e do contexto em que os alunos vivem. Escreva na lousa os conceitos-chave que eles descobriram e vá debatendo o que cada um percebeu. Essa atividade serve tanto para revisar quanto para tornar o conteúdo mais concreto.
Esse processo pode acontecer com qualquer periodicidade, inclusive de acordo com o ritmo de leitura dos alunos.