Educação antirracista: a história de luta do Movimento Negro

Compartilhe: Facebook Twitter Whatsapp

Etapa:  EFII e EJA

Objetivos: 

  • Entender o  movimento negro como uma forma de contestação ao racismo e outras formas de discriminação. 
  • Valorizar a cultura negra em suas diversas manifestações.

Tempo para a atividade: 5 aulas


Intencionalidades pedagógicas: Valorizar a cultura negra e elevar a auto-estima dos alunos. Promover a união, a paz, a fraternidade e a valorização das “diferenças” e dos talentos de todos. Valorizar os potenciais educativos de Serra. 

Como acontece: Em um primeiro momento, o professor  inicia uma discussão sobre a importância de se trabalhar a valorização das diferenças na escola a partir da questão disparadora: 1) Qual é o nosso lugar no mundo enquanto  pretos, pardos, indígenas e quilombolas?  Ao final da aula 1 e aula 2, o professor  aprofunda-se no tema sobre os povos africanos e indígenas no Brasil e as suas influências em Serra (ES). 

Na aula 3, o  professor apresenta a história do movimento negro a partir da vídeo aula do professor Gustavo Forde do Instituto Federal do Espírito Santo. Ao final da aula 3 e nas aulas 4 e 5, o  professor  dispara a discussão com base em algumas questões para a reflexão: 1) O que a história tem a nos dizer sobre as desigualdades sociais e raciais tão evidentes no Brasil? Qual a importância do movimento negro e suas conquistas? Quais os impactos dessas conquistas para a toda a população brasileira? Qual a sua percepção sobre as questões raciais no município de Serra? Qual o papel da escola no combate ao racismo? Todas essas reflexões deverão ser registradas por cada aluno em formato de texto. 

O  professor proporcionará um momento para que todos os alunos compartilhem as suas produções.


As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.