Educação Integral e Territórios Educativos nas Práticas Pedagógicas da rede municipal de ensino de Serra

Apresentação

Em diálogo com o documento de referência curricular do município, cerca de 200 professores de todas as etapas e modalidades de ensino da rede pública da Serra elaboraram práticas pedagógicas orientadas pela concepção de Educação Integral e Territórios Educativos. 

Organizadas sob os temas Acolhimento, Linguagem e Narrativas Orais, e Identidade e Diversidade, as trinta práticas aqui apresentadas foram sistematizadas a partir da produção docente realizada no âmbito da formação O papel da Educação Integral na implementação de  práticas pedagógicas integradoras no contexto da pandemia.

Ofertada em 2020 pela Fundação Vale, por meio do Centro de Referências em Educação Integral, na modalidade à distância, a formação partiu dos desafios impostos pela pandemia para discutir a importância do acolhimento e da integração escola, família e comunidade para o desenvolvimento integral dos (as) estudantes; o papel do território na valorização das identidades e diversidades locais; e refletir sobre práticas de educação antirracista e o uso de ferramentas tecnológicas para apoiar o ensino remoto no município.

Agradecemos a participação e o engajamento de cada educador e educadora na elaboração destes planejamentos e esperamos que este material possa apoiar e inspirar outras escolas e redes na implementação de propostas pedagógicas alinhadas à Educação Integral.

Educação Integral

A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores (as), gestores (as) e comunidades locais.

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Território educativo

Território Educativo é aquele que exerce uma intencionalidade formativa na vida dos sujeitos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes. Em relação à escola, essa concepção favorece a constituição de práticas pedagógicas que identificam, reconhecem e se articulam com saberes, agentes, tempos, espaços e dinâmicas locais, potencializando a territorialização do currículo.

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Currículo na Educação Integral

Um currículo integrado e orientado pela concepção da Educação Integral é fruto de uma construção social e só pode ser contemplado na especificidade do contexto sócio-histórico. Para alcançá-lo, é preciso que a comunidade escolar esteja aberta para que os professores (as) e estudantes tragam às salas de aula suas experiências, indagações, memórias, modos de viver e saberes, integrando-os ao processo educativo.

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Práticas pedagogicas na Educação Integral

As práticas pedagógicas que visam à formação integral dos sujeitos devem garantir aos estudantes tempo para múltiplas interações com os conteúdos de ensino dos diferentes componentes curriculares, equilibrando a aprendizagem individualizada e colaborativa e explorando os diferentes espaços educativos dentro e fora da escola. É importante que as intencionalidades pedagógicas sejam claras e compartilhadas com os estudantes, valorizando os saberes locais e visando à formação do sujeito para pensar e agir no mundo.

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Práticas Pedagógicas

As práticas pedagógicas sistematizadas a partir do trabalho docente na rede municipal de educação da Serra se organizam a partir de três temas:

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