
Etapa: 3º ano do Ensino Fundamental
Objetivos:
- Conhecer e utilizar os diferentes gêneros textuais.
- Desenvolver a leitura oral com autonomia, fluência, compreensão e expressividade, considerando as demandas do texto lido.
- Promover a interação familiar.
- Conhecer lendas do Município da Serra (ES).
- Estimular o uso do dicionário para a verificação da grafia correta e significados das palavras.
Tempo para a atividade: 1 aula

Intencionalidades pedagógicas: Investigar temas de interesse científico e cultural acerca do município da Serra (ES), reconhecendo os diferentes fatores que fazem parte da história do município, sua coletividade, as transformações das paisagens e valorizando a comunidade. Desenvolver atividades que ampliem o repertório linguístico dos estudantes e favoreçam a aprendizagem.
Como acontece: Faça a leitura do texto “Lenda das águas”:
{{{{ imagem }}}}
Oriente que os (as) estudantes realizem a leitura mais de uma vez para melhor assimilação e compreensão. É indicado que alguém da família acompanhe o processo de leitura para fazer as devidas orientações, se necessário. Em seguida, solicite uma pesquisa escrita, que pode ser registrada no caderno de Ciências, para descobrir os nomes de alguns rios, lagos e lagoas que existem no município da Serra. Depois, oriente que cada estudante escolha um desses recursos naturais para fazer um registro mais detalhado:
- Em que localidade fica?
- Esse local é muito frequentado por pessoas?
- Existem animais neste ambiente?
- O local está com a natureza preservada?
- O que você faria para melhorar este local?
Depois desse momento, os (as) estudantes deverão pesquisar figuras de rios preservados e não preservados e escrever o que os seres humanos fizeram para tornar esse ambiente modificado.
A participação da família é muito importante na realização das atividades propostas, por isso, o familiar que for acompanhar as produções do estudante auxilia nas fontes de pesquisa (livros, internet, revistas, blogs, sites etc.) e nas reflexões, conversando sobre os assuntos que permeiam a atividade. É importante levar a criança a relacionar “A lenda das águas” com a pesquisa realizada.

- A sugestão é que esta atividade seja realizada em condições de aulas remotas ou afastamento social.
- Assistir a série “Kauan e a lenda das águas”, produzido por Magna Cultural. Trata-se de uma série de animação infantil que aborda a relação com os rios e a necessidade de preservação. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=44EXD1DM4Gs&t=14s