
Etapa: Educação Infantil
Objetivos:
- Aprender a lidar com as emoções e exercitar o autoconhecimento.
- Auxiliar no desenvolvimento das habilidades de comunicação e expressão.
Tempo para a atividade: 2 aulas

Intencionalidades pedagógicas: A atividade pretende possibilitar um momento para que as crianças da educação infantil possam se expressar, falar do que sentem e como se sentem, identificando situações do cotidiano que as deixam felizes ou tristes. São levados em consideração o contexto e realidade das crianças; a possibilidade de recursos simples que podem ser facilmente acessados em casa e a interação com conhecimentos que colaborem com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças.
Como acontece: A atividade poderá ser compartilhada com as turmas em grupos de WhatsApp ou em encontros síncronos por recursos on-line. Além disso, também pode ser impressa e enviada juntamente com materiais de atividades pedagógicas não presenciais, para estudantes que não acessam recursos tecnológicos.
O responsável pela criança, em casa, deverá providenciar o material necessário para desenhar e fazer a mediação, preferencialmente participando da realização da atividade também. Quanto mais pessoas participarem, representando seus sentimentos, mais interessante ficará o momento de partilha.
Em um papel pequeno, a criança deverá escrever ou desenhar uma situação que a deixou feliz e outra que a deixou triste naquele dia. Pode ser uma situação, algo que ouviu, viu ou até experimentou.
No momento seguinte, compartilhe os desenhos e estimule a criança a contar sobre o que desenhou. Quando o adulto mediador participa do momento de conversa, o processo de discussão fica muito mais rico!

- Essa atividade pode ser realizada em condição de distanciamento social.
- É possível organizar uma exposição de todos os desenhos utilizando recursos on-line como o padlet (mural interativo gratuito): https://padlet.com/ para ser compartilhado com toda turma.
- Fica interessante explorar imagens, como as obras de arte, que expressam sentimentos e identificá-los junto com as crianças.