A travessia

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Etapa:  anos iniciais EFI

Objetivos: 

  • Conhecer as diferentes identidades e identificações. 
  • Vivenciar as suas próprias experiências, bem como dos/as amigos/as.
  • Manusear e conhecer diversos objetos referentes às identidades.

Tempo sugerido para a atividade: 4 aulas


Intencionalidades pedagógicas: Estar atento para o fato de que as diversas temporalidades não podem ser compreendidas, em todas as suas singularidades, com o olhar atual. Com propósito, a dimensão da temporalidade é uma das categorias mais centrais na apreensão do conhecimento histórico. Além disso, estar atento para as singularidades e diversidades. Esta atividade amplia o repertório cultural dos estudantes através da história e da arte para uma educação antirracista, a qual é imprescindível para a formação integral dos sujeitos em diálogo com um currículo crítico e descolonizado.

Como acontece:  O  professor, a partir de seu conhecimento, conta, através de uma narrativa apropriada para estudantes dos anos iniciais do EFI, a história do navio negreiro. Em outro momento o professor orienta os seus estudantes a construírem, com materiais reciclados, um navio, atividade que será realizada com a ajuda da família após a aula. Encoraja-os a observarem se o navio construído flutua de modo a despertar a curiosidade dos estudantes a partir de algumas perguntas disparadoras: O que faz o navio flutuar? Porque o navio afunda? A partir da escuta das respostas dos estudantes, o professor, de modo a relacionar as respostas com o contexto histórico trabalhado a partir da narrativa inicial, o professor lança mão de outra pergunta: Como o navio negreiro conseguiu ficar tanto tempo no mar e navegar por longa distância? 

Em outro momento com os estudantes, o professor retoma a história da boneca Abayomi e ensina aos alunos como confeccioná-la. O mapa do continente africano é, também, apresentado aos alunos. Com a ajuda da família os alunos farão as suas bonecas após a aula. 

Em outro momento, os estudantes compartilham as suas produções com os demais colegas e o professor  faz a leitura de um texto sobre a capoeira. A partir da leitura, os alunos serão convidados a trazer os seus conhecimentos prévios sobre a cultura da capoeira como os instrumentos utilizados nas rodas; os passos mais comuns bem como os diferentes tipos de capoeira.  Por fim, o  professor faz uma síntese sobre a história do continente africano e a relação com a cultura e costumes brasileiros a partir de todos os elementos trabalhados nas aulas. 


  • essa atividade pode ser realizada em condição de distanciamento social;
  • você pode ampliar esta atividade ao encorajar os alunos e famílias a pesquisarem sobre a influência da culinária africana nos hábitos alimentares dos brasileiros;
  • ainda, a partir da culinária, você pode sugerir que as famílias façam uma receita baseada na culinária africana, registrem com fotos e textos e compartilhem com os demais alunos através de um mural interativo padlet (www.padlet.com).

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