
Etapa: EFII (anos finais) e EJA
Objetivos:
- Reconhecer a influência de diversos povos na população capixaba, especialmente na serrana, valorizando a diversidade étnica e cultural.
- Conhecer o contexto em que se inserem os principais fluxos de imigrantes para o estado nos últimos anos, repudiando manifestações xenófobas.
- Realizar procedimentos de pesquisa para obtenção de informações e desenvolver autonomia nos estudos e atitudes necessárias ao trabalho em grupo.
- Esta atividade tem por objetivo promover este intercâmbio cultural onde os alunos devem fazer uma pesquisa através de entrevistas e informações nas mídias e/ou trazer experiências.
Tempo sugerido para a atividade: 4 aulas

Intencionalidades pedagógicas: Esta atividade está atrelada no comprometimento com a educação voltada para a formação da consciência crítica, sem que cada área do conhecimento perca sua especificidade, mas que se efetive em uma relação de troca, neste caso, poderá ser acrescentada percepções de outras disciplinas como história, por exemplo.
Como acontece: Na aula 1, o professor desperta o interesse dos estudantes com informações gerais sobre as diversas manifestações culturais que ocorrem no Estado, especialmente no município de Serra, como o congo, a moqueca, panela de barro, o forró, as festas temáticas como a “Festa Pomerana” originada da imigração italiana além das manifestações religiosas. O município de Serra possui perfil atrativo que estimula a chegada de pessoas de diferentes partes do estado, país e até mesmo do mundo, devido às suas potencialidades econômicas.
Esse movimento de chegada de pessoas no município é claramente manifestado nas escolas no modo de falar, de agir, de se vestir dentre outras variadas formas de mostrar a pluralidade do município. A imigração no Espírito Santo é manifestada à luz dessa diversidade.
Na aula 2 o professor distribui temas relacionados à cultura serrana para que os alunos realizem as suas pesquisas. Na aula 3, as produções são compartilhadas. É um momento de tirar as dúvidas.
A aula 4 corresponde à culminância da proposta com a criação de um vídeo. Nesta produção os alunos vão expor cartazes com figuras, objetos que representam a manifestação cultural serrana como instrumento musical, prato culinário, vestimenta, execução de música etc.

- essa atividade pode ser realizada em condição de distanciamento social;
- para a produção do vídeo final sugerimos os aplicativos gratuitos disponíveis para celulares e computadores: KineMaster (https://www.kinemaster.com/) e CapCut (https://www.faceueditor.com/en).