
Etapa: Ensino Fundamental I
Objetivos:
- Produzir oportunidades para maior conhecimento e compreensão dos territórios serranos e sua diversidade.
- Estimular reflexões e investigação de múltiplas histórias e vozes, sobre as tradições, costumes, culturas, festas, culinária, origens étnicas, entre outros.
- Favorecer o processo de construção da identidade e do pertencimento, com a valorização de si e do outro.
- Colaborar com o desenvolvimento da consciência planetária para desenvolver a solidariedade no movimento de preservação do meio ambiente e conquista da qualidade da vida humana para todos (cidadania planetária).
Tempo sugerido para a atividade: 5 aulas

Intencionalidades pedagógicas: Abordagem fundamentada na perspectiva sócio-histórica (Vygotsky). Aposta no caráter interdisciplinar do conhecimento. Produção do conhecimento de forma coletiva, interativa e intersubjetiva. Currículo como produção cultural em nível local e global. Identidade como construção imaginária, relacional constituída a partir da identificação de uma alteridade. Construção de conhecimento dos sujeitos sobre suas histórias, origens e direito à herança planetária.
A aula 1 se inicia com a leitura do seguinte fragmento lido pelo professor: “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo… Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer. Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura…” (Fernando Pessoa).
A seguir é apresentada a proposta do projeto: “Da beleza que vemos à beleza que somos” a qual prevê a realização de cinco atividades, sendo desenvolvidas uma para cada dia da semana ou aula. A proposta é levar o estudante a pensar o território serrano como Terra e Cultura, os ancestrais como raízes, a geração atual como árvores e o que somos, pensamos e fazemos como fruto para as próximas gerações. Ainda na aula 1 são oferecidos materiais de pesquisa sobre a história do município de Serra, bem como seus pontos turísticos, história de seus antepassados e suas lutas, músicas e festas típicas e religiosidade. A turma será dividida em equipes. Os alunos receberão o material de estudo sobre o município de Serra, sendo designado um tópico para ser aprofundado por cada equipe.
Na aula 2: Grande parte das famílias dos alunos do litoral do município vivem da pesca e comercialização de peixes ou artesanatos. Também frequentam os pontos turísticos da região e participam das festas culturais. Por isso, esse encontro será destinado às orientações para pesquisa, entrevistas e registro das atividades A proposta é que os estudantes realizem entrevista junto aos seus familiares (história da família, suas crenças, origem étnica). O objetivo é investigar as contribuições e os aprendizados deixados pelos antepassados e as vivências adquiridas e valorizadas do local em que moram. Os relatos orais e escritos, bem como fotos e vídeos da família nesses locais servirão como material de apoio para elaboração da atividade final e compartilhamento com todos os estudantes.
Na aula 3: Reunião dos grupos por meio virtual para compartilhamento das fontes históricas adquiridas com as famílias, análise dos materiais disponibilizados pelo professor e produções individuais. Depois de terem estudado toda a riqueza e a beleza da Serra, o professor convida os seus estudantes a refletirem sobre o que é mais importante, rico e belo: a cidade com sua natureza ou as pessoas e sua história, costumes e tradições? O que você, sua família e seus colegas acham? O que vocês ainda não conheciam sobre a Serra? O que vocês acharam mais importante conhecer sobre nossa região? O objetivo desses questionamentos é levar os alunos a compreenderem que meio ambiente e existência humana são igualmente importantes e exigem luta pela sua preservação, sobrevivência com dignidade e valorização dessa rica diversidade.
Na aula 4: Reunião dos grupos por meio virtual para elaboração de material para apresentação. Preparar cartazes, textos, ilustrações ou vídeos para apresentar no próximo encontro virtual, que será a culminância sobre a aquisição de novos conhecimentos e sentimento de pertencimento e valorização dos nossos territórios, de si e do outro, adquiridos nesses estudos. A expectativa é que a produção dos alunos revele a valorização de si mesmo e dos outros, com suas tradições e histórias de vida, bem como as tradições, costumes, culturas, histórias, paisagens naturais e urbanas do município onde vivemos.
Na aula 5: Culminância dos trabalhos com as apresentações dos grupos pelo aplicativo Google Meet. Avaliação processual e contínua feita pelo professor durante toda a semana e através da produção final apresentada pelas equipes.

- essa atividade pode ser realizada em condição de distanciamento social;
- você pode sugerir a construção de um mural interativo com a ajuda do software com versão gratuita padlet (www.padlet.com) o qual poderá ser disponibilizado para as famílias;
- para se aprofundar no tema sobre relação do homem com a natureza, sugerimos o vídeo produzido pela Revista Fapesp sobre a relação do desmatamento com a pandemia. Para assistir, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=nodoQt9DsHI.