
Etapa: EFII e EJA
Objetivos:
- Reconhecer a influência e importância das culturas e saberes Afro-Brasileira e indígena para a construção da sociedade contemporânea.
Tempo para a atividade: 5 aulas

Intencionalidades pedagógicas: Trata-se de uma proposta interdisciplinar em que serão acessados os conhecimentos historicamente produzidos nas áreas de história/geografia, língua portuguesa e matemática. Produção de textos que possam abranger a cultura indígena e sua influência na constituição do povo brasileiro e a história apresentando o Egito, continente africano, como o berço da matemática.
Como acontece: Na aula 1 os estudantes serão convidados a assistir a um vídeo sobre os povos indígenas produzido pela TV Brasil o qual pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/watch?v=ZecRLbA7H3w. Ao final da aula 1 e na aula 2, os alunos serão encorajados pelo professor a compartilharem as suas impressões sobre o vídeo com algumas questões disparadoras: 1) Quais as influências dos povos indígenas no município de Serra?; 2) Quais os principais desafios enfrentados pelos povos indígenas brasileiros? 3) Qual a importância de se preservar e proteger os povos indígenas? 4) Quais os caminhos para se proteger os povos indígenas? As discussões realizadas deverão ser registradas pelos estudantes para compor com texto coletivo que será compartilhado com todos os estudantes.
Na aula 3, os estudantes serão convidados a assistir um vídeo que apresenta a matemática no Egito e na Babilônia. O vídeo produzido pela UNIVESP pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/watch?v=-T4NtKFDTv4. Ao final da aula 3 e na aula 4 os alunos serão encorajados pelo professor a compartilharem as suas impressões sobre o vídeo com algumas questões disparadoras: 1) Como o continente africano é apresentado para nós brasileiros através das mídias? 2) Você sabia da importância dos egípcios na história da matemática? 3) Quais outras contribuições dos povos africanos para a humanidade que você conhece e que não são divulgados? 4) Como são as cidades do continente africano?
Na aula 5, orientados pelo professor, os estudantes irão produzir, coletivamente, um texto síntese referentes às atividades realizadas utilizando-se da ferramenta google docs, caso a atividade seja realizada no contexto de distanciamento social. O texto produzido será compartilhado com as famílias e outros estudantes da escola.

- essa atividade pode ser realizada em condição de distanciamento social;
- sugerimos alguns vídeos que podem complementar a sua atividade:
1 – Cordelista indígena Tabajara (https://www.youtube.com/watch?v=GOlZuP9bv7I); 2- Alguns países africanos (https://www.youtube.com/watch?v=n0ZBe_wZJhU).