
Etapa: EFII e EJA
Objetivos:
- Identificar os patrimônios históricos e culturais do município de Serra e relacioná-los à identidade e diversidade da região.
Tempo sugerido para a atividade: 3 aulas

Intencionalidades pedagógicas: Mediante as Orientações Curriculares de Serra em consonância com outros documentos, observamos que sempre ressaltam a necessidade e a importância de promover uma educação que acolha a multiplicidade de saberes, valores e fazeres de seus alunos, que construa novas práticas educativas capazes de efetivar uma aprendizagem contextualizada e significativa.
Dessa forma, os conceitos de diferença cultural e de interculturalidade nos apontam para o fato de que não se trata apenas do reconhecimento e da aceitação da diversidade cultural, nem muito menos de representar a voz dos diferentes, dos silenciados e dos excluídos, mas observar as categorias de contradição e de conflito presentes nesse cenário.
Com isso, evidencia-se a necessidade de reconhecimento das diferentes matrizes culturais, locais e regionais da realidade sócio-histórica, cultural e econômica dos educandos. Matrizes culturais desse lugar e sua história. Assumir esse posicionamento significa dizer que a escola precisa, então, dialogar com as e a partir das diferenças culturais, que a educação pode ser intercultural, porque não se trata de aceitar ou de conviver com o outro que é diferente, ou de tratar o diferente como exótico ou como um estereótipo, ou então como alguém que foi privado de algo que eu tenho que completar, preencher. A questão da diferença cultural vai, então, além do respeito ou da tolerância.
Esta atividade amplia o repertório cultural dos estudantes através da história e da arte para uma educação antirracista, a qual é imprescindível para a formação integral dos sujeitos em diálogo com um currículo crítico e descolonizado.
Como acontece: O professor, a partir dos seus conhecimentos prévios, produz uma narrativa sobre a história do município de Serra. Para compor a narrativa, é importante a apresentação de imagens antigas e atuais do município de maneira a se observar as mudanças ao longo do tempo. As áreas como a ecologia, geologia, história e geografia são acessadas para se produzir conhecimento a partir do contexto do território de Serra.
Em um segundo momento, o professor produz uma narrativa sobre a diversidade étnico –racial e cultural que compõe o município de Serra. Os potenciais culturais e históricos são apresentados com o apoio de imagens/fotos como: Casa de Pedra, Casa do Congo Mestre Antônio Rosa, Centro de Histórias e Memórias de Carapebus, Museu Histórico da Serra, Sítio Histórico de Queimado, Igreja e Residência de Reis Magos, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Igreja de São João Batista de Carapina, Santuário das Formigas Bordadeiras, Estátua de Chico Prego, Associação das Bandas de Congo – ABC, Associação dos Artesãos da Serra.
Para a culminância deste trabalho será solicitado aos estudantes um registro sobre os temas discutidos nas aulas com pesquisas adicionais (internet, jornais, revistas, fotos, etc.) o qual visa complementar as informações sobre os patrimonio histórico-cultural de Serra e as relações com as múltiplas identidades e diversidade étnico-racial dos moradores da região.

- essa atividade pode ser realizada em condição de distanciamento social;
- o mural com todos os registros pode ser feito com o uso do software padlet (mural interativo com versão gratuíta): https://padlet.com/ o qual pode ser configurado em formato de jornal e poderá ser impresso ou distribuído no formato digital;
- você pode pedir para que os alunos realizem entrevistas com os seus familiares para que tragam as suas memórias sobre o município de Serra. As narrativas orais podem ser registradas em textos e/ou áudios para compor um portfólio sobre os potenciais históricos e culturais da região;
- para complementar esta atividade, sugerimos alguns vídeos sobre o Congo no Espírito Santo: 1- https://www.youtube.com/watch?v=Sda_kONtpCY; 2- https://www.youtube.com/watch?v=6npyyVFHBc8.