Poemas e sensibilidades

Compartilhe: Facebook Twitter Whatsapp

Etapa:  4º e 5º anos do Ensino Fundamenta

Objetivos: 

  • Identificar o assunto do texto lido ou ouvido.
  • Compreender que um texto é composto por diferentes elementos linguísticos: palavras, elementos gramaticais, elementos de coesão, entre outros.
  • Distinguir diferentes elementos linguísticos utilizados nas práticas da escrita.
  • Reconhecer as características de um poema. 

Tempo para a atividade: 2 aulas


O poema é um gênero literário que apresenta particularidade em sua estrutura que facilita sua identificação, mas é necessário mais que isso para uma boa proposta de atividade. Sugerimos iniciar  Inicie a proposta com a leitura do poema “Vento”, de Manoel de Barros, porém a mesma proposta pode ser desenvolvida com outro poema da preferência do educador. É fundamental que seja uma obra de boa qualidade linguística e que possibilite um processo aprofundado de interpretação.

Solicite que o aluno, após fazer a leitura do poema, expresse o que compreendeu e o que sentiu, fazendo uma ilustração para o texto. Na sequência, sugira uma pesquisa sobre o autor, através de recursos da internet. É importante orientar a pesquisa.

Por fim, oriente os (as) estudantes a produzirem um poema com o mesmo tema do poema lido e solicite o envio. Construa um mural com as poesias e compartilhe com toda turma.


As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.