
Etapa: 4º e 5º anos do Ensino Fundamenta
Objetivos:
- Identificar o assunto do texto lido ou ouvido.
- Compreender que um texto é composto por diferentes elementos linguísticos: palavras, elementos gramaticais, elementos de coesão, entre outros.
- Distinguir diferentes elementos linguísticos utilizados nas práticas da escrita.
- Reconhecer as características de um poema.
Tempo para a atividade: 2 aulas

O poema é um gênero literário que apresenta particularidade em sua estrutura que facilita sua identificação, mas é necessário mais que isso para uma boa proposta de atividade. Sugerimos iniciar Inicie a proposta com a leitura do poema “Vento”, de Manoel de Barros, porém a mesma proposta pode ser desenvolvida com outro poema da preferência do educador. É fundamental que seja uma obra de boa qualidade linguística e que possibilite um processo aprofundado de interpretação.
Solicite que o aluno, após fazer a leitura do poema, expresse o que compreendeu e o que sentiu, fazendo uma ilustração para o texto. Na sequência, sugira uma pesquisa sobre o autor, através de recursos da internet. É importante orientar a pesquisa.
Por fim, oriente os (as) estudantes a produzirem um poema com o mesmo tema do poema lido e solicite o envio. Construa um mural com as poesias e compartilhe com toda turma.

- A sugestão é que esta atividade seja realizada em condições de aulas remotas ou afastamento social.
- Assista à entrevista onde Martha Barros, filha do Manoel de Barros, narra detalhes da vida do pai. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fKtpBJL_SDU&feature=emb_logo
- Visite a exposição sobre Manoel de Barros, produzida pelo Itaú Cultural, no período de 13 de fevereiro a 07 de abril de 2019, em São Paulo, totalmente disponibilizada na Internet. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/manoel-de-barros/