
Etapa: 5º ano do Ensino Fundamental
Objetivos:
- Desenvolver a capacidade de fazer uso da linguagem oral e escrita.
- Compreender a linguagem como elemento explicitado na imagem, no movimento e nas diferentes manifestações culturais.
- Valorizar o contexto cultural do educando e as diferentes manifestações artístico-culturais.
Tempo para a atividade: 2 semanas de aula

Intencionalidades pedagógicas: A intenção é trabalhar com as crianças propostas didáticas que favoreçam o trabalho com o texto, o desenvolvimento da oralidade, das práticas de leitura e de produção de textos.
Como acontece: A proposta é uma sequência didática que poderá ser desenvolvida no período de 2 semanas de aulas. 1) Iniciar a interação recitando o poema de Cordel com o título “Como era bom ser criança”, de Bráulio Bessa, para as crianças. Também é possível apresentar o áudio da gravação ou ainda fazer um vídeo para ser compartilhado. Áudio disponível em https://youtu.be/keJT2b_dBiE. 2) Professores e familiares falam um pouco sobre o que foi a infância relatando que há momentos bons, mas, também, momentos ruins mesmo quando se é criança, destacando que os adultos já foram da idade deles um dia. 3) Faça uma explanação sobre o que é, qual a história/origem e as características do gênero literário cordel, por meio da escrita ou de vídeo-aula. 4) Será que criança escreve e recita Cordel? Mas o que é ser criança neste mundo? Faça provocações para que a criança pense em seu dia a dia e se tem tudo o que precisa e quer como criança neste planeta. 5) Disponibilizar o vídeo com o título “CRIANÇA RECITANDO – POR FAVOR SENHOR ADULTO DEIXE A GENTE SER CRIANÇA”, disponível em https://youtu.be/PBuyK6XAwQQ 6) Triste né! E você? Do que você precisa para ser criança? Solicite que a criança escreva um texto expressando o que ela pede aos adultos neste momento como parte de sua necessidade para viver sua infância. 7) Solicite à família que mostre à criança fotos de quando era menor e que lhe conte algumas histórias (boas ou ruins) daqueles momentos registrados por meio das fotografias. 8) Disponibilize dois vídeos com o título Ser criança: https://youtu.be/L2n4jkNV4iw e https://youtu.be/jsLnb3OK1PM 10) Vamos agora escrever Um poema de Cordel com o mesmo título da Clara e do Dudu: “O que é ser criança”. Não se esqueça do ritmo da fala, das rimas e de expressar o que sente no momento de recitar. 10) Agora é a sua vez! Recite seu poema com o sentimento que quer passar (alegria, tristeza, encanto…), em voz alta, mexendo o corpo e mostrando que nesta vida ser criança é um artista/um escritor/um compositor, uma estrela. Peça a um adulto para gravar a atividade como forma de lembrança deste momento tão importante: de aprendizado de uma cultura diferente e de entendimento que sua infância é importante para o Mundo. Assim quando, no futuro, assistir a gravação verá que desde criança é um escritor de sua própria história. 11) Para finalizar, peça que as crianças troquem com seus colegas, por e-mail ou grupo de WhatsApp a escrita e o vídeo produzido para que todos possam apreciar a arte e a beleza traduzida nos poemas infantis.

- A sugestão é que esta atividade seja realizada em condições de aulas remotas ou afastamento social.
Na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Literatura de cordel é inspiração para vídeo de prevenção ao coronavírus. Para assistir e conhecer a história desta produção acesse https://ufal.br/servidor/noticias/2020/6/literatura-de-cordel-e-inspiracao-para-video-de-prevencao-ao-coronavirus