
Etapa: 5º ano do Ensino Fundamental
Objetivos:
- Desenvolver a capacidade de fazer uso da linguagem oral e escrita.
- Compreender a linguagem como elemento explicitado na imagem, no movimento e nas diferentes manifestações culturais.
- Valorizar o contexto cultural do educando e as diferentes manifestações artístico-culturais.
Tempo para a atividade: 4 aulas

Intencionalidades pedagógicas: A sequência didática busca valorizar a cultura local e a experiência de cada sujeito, bem como favorecer situações de interação entre o aluno e sua família através de narrativas.
Como acontece: Inicialmente o estudante deverá conversar com os membros de sua família a respeito das lembranças e memórias que cada um possui do lugar em que viveram a maior parte de suas vidas. Poderá também estender essa conversa a outros graus de parentesco, a vizinhos, a amigos e moradores mais antigos do bairro. Caso seja possível, agendar um encontro síncrono, através de videoconferência ou outro recurso, para essa conversa. A partir desse diálogo, os alunos deverão apreciar a obra “Vila dos Queimados”, de Valter Assis que pode ser acessada em https://www.portaltemponovo.com.br/historias-de-quem-viveu-na-antiga-vila-de-queimado-2/unnamed-32/. É importante que o aluno e seus familiares conversem sobre o que observam na obra, caso ainda não a conheçam será uma ótima oportunidade para que todos se sintam mais pertencentes em seu território. A obra é muito rica em detalhes de como a população vivia na época retratada, a arquitetura local, vestimenta, comércio local e paisagens.
Após análise da obra, o estudante poderá através das ferramentas de mapa e fotografias, visitar como atualmente se encontra o que restou da vila; infelizmente somente ruínas, e talvez com um pouco de sorte encontre registros como cartas e documentos ou conheça alguns poucos moradores que ainda vivem e que guardam na memória lembranças do cotidiano e do triste episódio do tempo em que eram escravizados. Após todo esse processo, o (a) estudante deverá produzir uma expressão artística com o tema do seu bairro ou da sua rua. Poderá usar diferentes materiais para colagem, desenho e pintura, explorando diferentes técnicas de expressão plástica.

- A sugestão é que esta atividade seja realizada em condições de aulas remotas ou afastamento social.
- Organize a visita a um museu virtual. Atualmente há várias opções de museus nacionais que podem ser visitados através da internet. É possível escolher uma opção no site https://www.eravirtual.org/ que tem como objetivo a ampla divulgação e promoção do patrimônio cultural brasileiro desde 2008.