Nossas brincadeiras, nossas histórias

Compartilhe: Facebook Twitter Whatsapp

Etapa:  Educação Infantil

Objetivos: 

  • Conhecer e brincar com brinquedos do passado, oportunizando o resgate das brincadeiras antigas. 
  • Desenvolver a comunicação e expressão através de jogos e brincadeiras, ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo. 
  • Aprender a brincar respeitando regras e limites.

Tempo para a atividade: 1 aula


Intencionalidades pedagógicas: A atividade proposta intenciona valorizar e resgatar as culturas infantis, possibilitando que as crianças possam reviver brincadeiras da tradição popular. Além disso, favorece que a aprendizagem ocorra de forma lúdica e com a participação ativa das crianças durante sua realização, envolvendo os familiares e valorizando as interações em casa.

Como acontece: Em primeiro lugar, organize um questionário para enviar às famílias sobre as brincadeiras que as crianças fazem em casa atualmente e sobre quais brincadeiras eram feitas quando crianças. O formulário pode ser impresso ou produzido através de uma ferramenta como o Google Forms. Os dados deverão ser sistematizados e compartilhados com a família juntamente com um texto que fale sobre a importância da brincadeira infantil. A ideia é colaborar com a conscientização da família sobre o quanto o ato de brincar é fundamental na formação das crianças. Proponha que as crianças, juntamente com suas famílias, façam uma pesquisa de imagens com brincadeiras em revistas ou outros materiais que estiverem disponíveis. Caso não seja possível acessar as revistas, pode ser uma pesquisa de imagens na internet feita pelo celular ou outro dispositivo conectado à rede. Depois disso, solicite que a família ensine para criança brincadeiras que faziam quando eram pequenos. Após brincar bastante, registrar as brincadeiras através de desenhos. Vídeos curtos e fotos dos desenhos produzidos pelas crianças podem ser compartilhados com a escola para que a equipe organize o  registro e compartilhe com toda a turma.


  • A sugestão é que esta atividade seja realizada em condições de aulas remotas ou afastamento social; 
  • É possível fazer uma exposição de todas as narrativas utilizando recursos on-line como o padlet (mural interativo gratuito) para ser compartilhado com toda turma.
  • Para colaborar com a conscientização da família sobre a importância do brincar, assista a apresentação dos educadores Renata Meirelles e Severino Antônio que fala sobre “A Importância do Brincar”, em programa do Café Filosófico, organizado pelo Instituto CPFL.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.