
Etapa: 2º ano do Ensino Fundamental
Objetivos:
- Conhecer o processo histórico de construção da Serra e acessar a origem de conflitos existentes na história do município.
- Colocar-se como parte de uma história em construção.
- Inferir ideias implícitas nos textos e compreender a ideia central de um texto.
- Aprender a planejar a escrita e criar dentro do contexto, história apresentando compreensão e interpretação dos recursos linguísticos.
Tempo para a atividade: 2 aulas

Intencionalidades pedagógicas: A proposta de atividade intenciona possibilitar a produção de texto de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação, bem como realizar o planejamento do texto a ser escrito, considerando tema, objetivo e interlocutores. Ao realizar a atividade proposta o estudante será levado a compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes finalidades e diferentes gêneros; aprender a definir o título do texto em função do seu conteúdo e das finalidades discursivas; aprender a utilizar letras maiúscula e minúscula na produção de textos escritos; produzir textos utilizando sinais gráficos que colaboram na produção do sentido do texto: acentuação, pontuação e outros símbolos usados na escrita.
Como acontece: O aluno juntamente com o seu responsável narra, em forma de quadrinhos, alguma experiência cultural que conhece referente ao território de Serra (ES). Caso não se lembre, poderá fazer uma pesquisa sobre o tema para ampliação de repertório. O aluno que tiver acesso à internet pode usar o aplicativo Pixton para produzir seu trabalho. A atividade também pode ser realizada em folhas de sulfite, dobradas ao meio. Neste caso, sugerimos usar muito material de pintura para deixar bem colorido. A história deverá ter pelo menos 10 quadrinhos.

- A sugestão é que esta atividade seja realizada em condições de aulas remotas ou afastamento social.
- Indicamos algumas publicações para aprofundar conhecimentos sobre a história da Serra (ES):