
Etapa: Educação Infantil
Objetivos:
- Despertar nos educandos o interesse pela história da cidade da Serra (ES), lugar onde vivem, valorizando suas raízes, resgatando memória, cultura e tradição local.
- Reconhecer e valorizar costumes locais, bem como crenças e festividades artísticas e religiosas.
Tempo para a atividade: 1 semana de aulas

Intencionalidades pedagógicas: Através da realização de atividades usando recursos variados e pesquisas sobre o município da Serra por meio de mapa regional do município, poesias, textos, imagens, entre outros recursos da internet, oferecer possibilidades para que as crianças conheçam e valorizem a história local. Assim, são intencionalidades desta proposta:
- Brincar com diferentes parceiros e envolver-se em variadas brincadeiras, como as exploratórias, as de construção, as tradicionais, as de faz-de-conta e os jogos de regras, de modo a construir o sentido do singular e do coletivo, da autonomia e da solidariedade;
- Explorar materiais, brinquedos, objetos, ambientes, entorno físico e social, identificando suas potencialidades, limites, interesses e desenvolver sua sensibilidade em relação aos sentimentos, às necessidades e às ideias dos outros com quem interage;
- Participar ativamente das situações do cotidiano, tanto daquelas ligadas ao cuidado de si e do ambiente, como das relativas às atividades propostas pelo/a professor/a, aprendendo a respeitar os ritmos, os interesses e os desejos das outras crianças;
- Conhecer-se e construir uma identidade pessoal e cultural de modo a constituir uma visão positiva de si e dos outros com quem convive, valorizando suas próprias características e as das outras crianças e adultos, superando visões racistas e discriminatórias.
Como acontece: Primeiramente conte a história capixaba “A lenda do Pássaro de Fogo”:
[[[[[[[ imagem ]]]]]]
Depois de apresentar a lenda para a criança, converse sobre o que mais lhe chamou a atenção. Em seguida, peça para que faça um desenho do pássaro de fogo em qualquer papel disponível em casa.
Na sequência, apresente informações sobre a história da Serra. É possível acessar informações locais na narração de Clério José Borges, historiador local, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=iS4ZFqm5s0c Após a história, converse sobre os pontos turísticos da Serra, destacando os parques, comidas típicas e festividades. Converse com a criança sobre a importância de se pertencer a uma comunidade, cultura e costumes locais. Em seguida, localizar junto com a criança, no mapa, a região onde moram. Também podem localizar as regiões de praias, shoppings, o monte do Mestre Álvaro, entre outros. O mapa atualizado da Serra (ES) pode ser encontrado em https://mapas.serra.es.gov.br/civitasGeoPortal/
Para finalizar, realize a leitura da poesia “Serra”, de Clério José Borges:
SERRA, MUNICÍPIO ONDE A NATUREZA,
EM FORMA INFINITAS TODO DIA,
MOSTRA ENCANTO EM INEBRIANTE BELEZA,
FORMANDO TERRA DE INTENSA MAGIA.NESTA TERRA A SUA MELHOR RIQUEZA
É O SEU POVO TRABALHADOR QUE CRIA
ESPERANÇA DE UMA GRANDE CERTEZA
DE QUE AQUI SÓ HAVERÁ PAZ E ALEGRIA,SERRA DO MESTRE ÁLVARO TÃO IMPONENTE,
DO SEU POVO AMIGO, NOBRE E VALENTE,
AGORA SE EXPANDE EM TECNOLOGIA.
SERRA, DOS CONGOS DE SÃO BENEDITO,
DO QUEIMADO, DE UM POVO NOBRE, BONITO,
A QUEM PRETO HOMENAGEM EM POESIA.
Após a leitura do poema, peça para que a criança crie uma expressão artística com elementos da natureza sobre as belezas do Município de Serra. Exemplos: praia que frequentaria, Casa de Pedra (Jacaraípe), Igrejas históricas do Município, Chico prego, entre outros.

- Essa sequência didática pode ser realizada em condição de distanciamento social, bem como em atividades presenciais;
- É possível fazer uma exposição de todos os registros produzidos pelas crianças utilizando recursos on-line como o padlet (mural interativo gratuito) para ser compartilhado com toda turma.