Você acredita nisso?

Compartilhe: Facebook Twitter Whatsapp

Etapa:  5º ao 9º anos do Ensino Fundamental

Objetivos: 

  • Ampliar o conhecimento e acesso a informações em tempos de pandemia. 
  • Aguçar a curiosidade e interação entre os alunos virtualmente. 
  • Criar consciência dos impactos na população por meio da propagação das fake news sobre a COVID-19. 
  • Reconhecer que um fato sofre alterações conforme quem o analisa.
  • Entender que a cultura interfere diretamente na produção de informações. 
  • Fazer leitura de imagens e interpretar informações.

Tempo para a atividade: 2 aulas


Intencionalidades pedagógicas: A proposta busca promover uma discussão necessária sobre as informações que circulam através de meios digitais para conscientizar os estudantes sobre a diferença entre informações reais e falsas. São apresentadas sugestões que colocam o estudante como protagonista do processo de ensino e aprendizagem e considera sua participação ativa como fundamental para o desenvolvimento das atividades educacionais.

Como acontece: Sugere-se que a aula aconteça por videoconferência ao vivo, agendada e organizada com antecedência. O professor apresentará por meio de vídeos ou áudios questionamentos sobre a temática proposta para esta atividade. Alguns exemplos: Você conhece o termo fake news? Tem algum exemplo recente para compartilhar? O que sabe sobre impactos da propagação de uma fake news?  Em seguida, solicite que os alunos se organizem em pequenos grupos e compartilhe com eles algumas informações que circulam na mídia para que eles possam analisar se as informações são confiáveis ou não. O site do grupo “Médicos sem Fronteiras” tem uma publicação sobre fake news a respeito da Covid-19 que pode ser utilizada como referência para que o professor prepare sua apresentação. Na sequência, oriente que os estudantes façam pesquisas na internet, verificando fontes, analisando imagens, palavras-chave, etc. Solicite que registrem as informações obtidas. 

Na aula seguinte, promova um diálogo sobre as pesquisas realizadas pelos grupos. O ideal é que este momento também ocorra por videoconferência de forma síncrona, ou seja, ao vivo. 

Para finalizar, solicite que cada aluno escreva um texto sobre o que aprendeu em relação ao tema “fake news”.


  • Essa atividade pode ser realizada em aulas presenciais com as devidas adaptações.
  • Fake News é um tema contemporâneo de fundamental importância para a alfabetização midiática dos estudantes. Que tal produzir com a turma uma campanha de combate às notícias falsas e disseminá-la nas redes sociais? A plataforma https://www.canva.com/ possui vários elementos gráficos gratuitos e pode colaborar na produção desses materiais.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.