Saudades de você

Compartilhe: Facebook Twitter Whatsapp

Etapa:   Educação Infantil

Objetivos: 

  • Acolher e levar conforto e alegria em tempos de afastamento social e aulas não presenciais. 
  • Estimular a aprendizagem através de brincadeiras e interações.
  • Estimular a interação e participação da família. 
  • Desafiar a criança a propor soluções para problemas cotidianos.
  • Estabelecer rotinas. 
  • Reconhecer os espaços da casa. 

Tempo para a atividade: 4 aulas


Intencionalidades pedagógicas: A família, os professores e a Unidade de Ensino ajudam no desenvolvimento da atividade, que chega através da postagem de links ou arquivos nos grupos de pais do WhatsApp. As atividades são mediadas pela família de forma direta e indiretamente pelos professores por ensino remoto, através do direcionamento de atividades e esclarecimento de dúvidas pelo envio de informações, áudios e vídeos no celular, sendo garantida a equidade com a entrega de material impresso para famílias sem acesso à internet. 

As interações para devolutivas se dão pelo envio de fotos das atividades, atendimento telefônico ou chamadas de vídeo com a família e a criança, não sendo ainda seguro e aprovado pela Secretaria da Saúde do Estado do Espírito Santo a manipulação do papel impresso pelos profissionais da educação em virtude da pandemia. 

Haverá gestão para controle e acompanhamento das entregas e devolutivas por meio de formulários próprios para esse fim, além de busca ativa pela Unidade de Ensino para favorecer a inclusão e evitar evasão escolar.

Como acontece: Envie a proposta às famílias das crianças através dos canais de comunicação combinados com a escola. Trata-se de uma sequência didática para uma semana de atividades:

Segunda-feira: Quem sou eu? Meu nome e o nome dos familiares (pesquisa em documentos de identidade, fotos, e registros em folhas de caderno). Sentimento de pertença e cidadania (eu/família/comunidade). 

Terça-feira: Como eu sou? Características físicas (uso do espelho e desenho no caderno). E os outros, como são? (orientação para discussões sobre diversidade, respeito e tolerância). 

Quarta-feira: Qual o meu tamanho? As medidas do meu universo (uso de instrumentos de medição como trena, fita métrica, palmo da mão, entre outros). 

Quinta-feira: O que me emociona? Minha personalidade (preenchimento de tabelas e listas das diferentes emoções, comparando a listagem da criança com a de seus familiares para melhorar as relações interpessoais e promover a saúde física e mental). 

Sexta-feira: Por que é bom ser criança? O sentido e a alegria da vida e da minha existência (comparação das diferenças entre atividades do mundo infantil e adulto, direitos e deveres, trabalho, estudo, diversão e lazer). 

A família ajudará a criança a produzir uma narrativa visual de sua condição como ser humano “brincante”. Podem ser ilustrações ou fotos/áudios/vídeos de sua rotina com os brinquedos e brincadeiras, falas e percepções de si mesma como criança.


  • É possível fazer uma exposição de todos os desenhos utilizando recursos on-line como o padlet (mural interativo gratuito) para ser compartilhado com a turma.
  • Fica interessante explorar imagens, como as obras de arte, que expressam sentimentos e identificá-los junto com as crianças.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.