Minha escola

Compartilhe: Facebook Twitter Whatsapp

Etapa:   4º ano do Ensino Fundamental 

Objetivos: 

  • Narrar as experiências e sentimentos vividos no período de isolamento social. 
  • Ilustrar a escola nos três estágios da pandemia (passado, presente e futuro). 
  • Registrar os acontecimentos vividos no contexto de isolamento social e poder dialogar sobre esses acontecimentos.

Tempo para a atividade: 1 ou 2 aulas


Intencionalidades pedagógicas: Partindo do pressuposto que cada sujeito produz cultura e se forma na relação com o mundo em que vive, a atividade busca oferecer oportunidades de acolhimento da criança diante da situação vivida no contexto da pandemia. Através de atividades em que possa se expressar por escrito e oralmente, poderá comunicar seus sentimentos e também o que está aprendendo com o vivido. Além disso, é possibilitada uma projeção de futuro. Destaca-se que os conteúdos curriculares mais sistemáticos também são considerados quando esses estudantes são acionados a sistematizar o vivido na produção de um livro que narra suas experiências. Esta proposta está organizada de forma a oferecer recursos impressos e por mídias para sua execução.

Como acontece: Prepare um roteiro de orientação ao responsável pelo estudante para que a proposta possa ser realizada em todas as suas dimensões. Para realização da prática, sugere-se a seguinte trajetória: 

1) Gravação do Vídeo: Os profissionais da escola devem preparar uma filmagem da escola e das salas de aula vazias, com uma pessoa narrando uma mensagem de acolhida a sua escolha. Nesta mensagem, estimulem que o adulto converse com a criança sobre o que sente ao ver o vídeo, quais sensações ele mobiliza, se a criança está com saudade da escola, o que gostaria de fazer quando as aulas presenciais voltarem, etc. 

2) Quando o responsável pelo aluno for à unidade escolar buscar as atividades impressas, informe-o que a família receberá um vídeo sobre a escola através do grupo de WhatsApp ou outro canal de comunicação e que, após assisti-lo com a criança, deverá desenvolver as atividades propostas. 

3) Desenhando possibilidades: após assistir o vídeo, peça que a criança faça desenhos de como era a escola antes da pandemia, como ela está agora e como ela vê a escola no futuro. Os desenhos podem ser compartilhados através de fotos pelas redes sociais da escola ou outra forma em comum acordo entre profissionais da escola e familiares. 

4) Por fim, proponha a elaboração de um livro sobre esse período de isolamento social. Para elaboração do livro, elabore o material com espaço para desenho e escrita e envie juntamente com o roteiro impresso.


  • Essa atividade pode ser realizada em aulas presenciais e em situações de afastamento social, com as devidas adaptações.
  • Estudantes ligados ao Laboratório de Imagem e Som (LIS) do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, com a direção do professor Wilson Lazaretti e colaboração de profissionais do audiovisual, produziram a animação “Quando tudo isso passou”. O filme trata, de maneira poética e sensível, das emoções mobilizadas no contexto da pandemia e ainda traduz esperança. Assista ao vídeo que está disponível em https://www.unicamp.br/unicamp/coronavirus/animacao-traduz-de-forma-poetica-sentimentos-relacionados-pandemia-do ;

É possível criar um painel de sentimentos com os alunos. Uma ferramenta que pode apoiar esse registro é o https://ideaboardz.com/ com versão gratuita e fácil de utilizar. Uma dica: coloque a página para traduzir em português facilitando a compreensão das instruções.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.