Confia em mim

Compartilhe: Facebook Twitter Whatsapp

Etapa:   3º ano do Ensino Fundamental

Objetivos: 

  • Acolher os alunos. 
  • Respeitar e expressar sentimentos e emoções. 
  • Expressar ideias sobre o que estamos vivendo na pandemia. 
  • Estimular o diálogo entre os membros da família. 
  • Incentivar a colaboração e comunicação na família.

Tempo para a atividade: 1 aula


Intencionalidades pedagógicas: A atividade busca oferecer momentos de diálogo e escuta entre as pessoas da família e a criança estudante, favorecendo uma situação em que possam se expressar e se divertir, falando dos próprios sentimentos. A realização das propostas pode ajudar a estabelecer maiores vínculos de proximidade entre os participantes.

Como acontece: Iniciar a proposta com uma música de acolhida. Você pode utilizar a canção “Sutilmente”, da Banda Skank, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=v3SQTOZO36E. Na sequência, solicite que os alunos escolham um familiar para cantar e dançar a música juntos. No momento seguinte, convide os alunos para relatar uma experiência, pedindo que produzam um texto descrevendo seus sentimentos ao escutar a música. Na próxima atividade, oriente a produção de um desenho da seguinte forma: com um único lápis o aluno e o familiar que está com ele, devem segurá-lo e tentar fazer um desenho juntos, sem se comunicar com palavras, apenas traçando juntos um desenho na folha de papel. Depois disso, devem descrever oralmente qual o desenho escolhido e o que acharam do resultado. Sugestão de questões para a conversa entre a criança e o adulto com quem fizer a atividade: Ficou parecido com o que queria desenhar? Foi fácil desenhar em conjunto? O que você achou da cooperação entre vocês para desenhar? A comunicação é importante nesse tipo de atividade?

Depois desse momento, proponha que a dupla trabalhe com o “Desenho Guiado”. Para isso, uma delas deverá estar com os olhos vendados. Essa pessoa receberá um lápis e uma folha de papel. O outro participante deve escrever o nome de uma figura em um papel, sem falar com a pessoa vendada e guiando-a para desenhar a forma escolhida. A forma para o desenho deve ser algo simples como uma estrela, um coração etc. Em seguida, a dupla deve inverter os papéis. Ao final,  quando os dois tiverem terminado de desenhar, devem olhar o resultado e conversar sobre a experiência. Sugestão de questões para conversarem: Os desenhos ficaram parecidos com a figura que se esperava? Como foi desenhar com os olhos vendados? As instruções auxiliaram?


  • Essa atividade pode ser realizada em aulas presenciais e em situações de afastamento social.
  • As expressões artísticas colaboram para a expressão e compreensão dos sentimentos e emoções. É interessante estimular que as crianças falem sobre o que sentem.
  • Alguns aplicativos de desenho podem ser interessantes para as duas atividades propostas aqui. Sugerimos como uma terceira opção utilizar o aplicativo Paint para desenhar ouvindo instruções, como a proposta do Desenho Guiado. O Paint é um programa para elaboração de desenhos e edição de imagens e está incluso no sistema operacional Windows, da Microsoft.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.