Quem sou eu?

Compartilhe: Facebook Twitter Whatsapp

Etapa:   1º ano do Ensino Fundamental

Objetivos: 

  • Contribuir para a construção da identidade e fortalecer a autoestima da criança. 
  • Estreitar os vínculos afetivos entre a criança e sua família e entre a criança e os professores.
  • Fortalecer a parceria com a família, auxiliando na estruturação de uma rotina de estudo para a criança. 
  • Desenvolver um projeto de identidade, com propostas de atividades significativas em um contexto atualizado de aprendizagem, apoiadas pelos familiares.

Tempo para a atividade: 5 aulas


Intencionalidades pedagógicas: A família, os professores e a Unidade de Ensino ajudam no desenvolvimento da atividade, que chega através da postagem de links ou arquivos nos grupos de pais do WhatsApp. As atividades são mediadas pela família de forma direta e indiretamente pelos professores por ensino remoto, através do direcionamento de atividades e esclarecimento de dúvidas pelo envio de informações, áudios e vídeos no celular, sendo garantida a equidade com a entrega de material impresso para famílias sem acesso à internet. 

As interações para devolutivas se dão pelo envio de fotos das atividades, atendimento telefônico ou chamadas de vídeo com a família e a criança, não sendo ainda seguro e aprovado pela Secretaria da Saúde do Estado do Espírito Santo a manipulação do papel impresso pelos profissionais da educação em virtude da pandemia. 

Haverá gestão para controle e acompanhamento das entregas e devolutivas por meio de formulários próprios para esse fim, além de busca ativa pela Unidade de Ensino para favorecer a inclusão e evitar evasão escolar.

Como acontece: Envie a proposta às famílias das crianças através dos canais de comunicação combinados com a escola. Trata-se de uma sequência didática para uma semana de atividades:

Segunda-feira: Quem sou eu? Meu nome e o nome dos familiares (pesquisa em documentos de identidade, fotos, e registros em folhas de caderno). Sentimento de pertença e cidadania (eu/família/comunidade). 

Terça-feira: Como eu sou? Características físicas (uso do espelho e desenho no caderno). E os outros, como são? (orientação para discussões sobre diversidade, respeito e tolerância). 

Quarta-feira: Qual o meu tamanho? As medidas do meu universo (uso de instrumentos de medição como trena, fita métrica, palmo da mão, entre outros). 

Quinta-feira: O que me emociona? Minha personalidade (preenchimento de tabelas e listas das diferentes emoções, comparando a listagem da criança com a de seus familiares para melhorar as relações interpessoais e promover a saúde física e mental). 

Sexta-feira: Por que é bom ser criança? O sentido e a alegria da vida e da minha existência (comparação das diferenças entre atividades do mundo infantil e adulto, direitos e deveres, trabalho, estudo, diversão e lazer). 

A família ajudará a criança a produzir uma narrativa visual de sua condição como ser humano “brincante”. Podem ser ilustrações ou fotos/áudios/vídeos de sua rotina com os brinquedos e brincadeiras, falas e percepções de si mesma como criança.


  • Através de técnicas de pesquisa participante, a criança, por meio de entrevista, interage com a família que a auxilia na investigação e escrita do seu nome e nome dos familiares. O mesmo ocorre no uso do espelho e na descrição de suas características físicas, sendo os pais instruídos nessa atividade para valorizar a criança e sua aparência. 
  • Também a família ajuda, com instrumentos de medida, na investigação e comparação do tamanho da criança em relação com o tamanho dos adultos e a diversidade de tamanho de outras crianças (maior/menor/igual). 
  • Finaliza-se a sequência didática com o sentido da vida, com a criação de um portfólio com os materiais produzidos pelas crianças. As famílias que tiverem acesso à internet podem postar fotos das atividades, áudios e vídeos em murais usando o modelo da plataforma padlet, inclusive acessando e interagindo com as produções dos colegas postadas na internet e nos grupos de WhatsApp.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.