Sobre

A plataforma virtual Educação Integral Na Prática é uma iniciativa do Centro de Referências em Educação Integral, um projeto colaborativo gerido por 14 organizações – Associação Cidade Escola Aprendiz, Fundação Itaú Social, Fundação SM, Instituto Inspirare, Instituto Natura, Instituto C&A, Instituto Oi Futuro, Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO), escritório Cenários Pedagógicos, Cenpec – Educação, Cultura e Ação Comunitária, Centro Integrados de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), Instituto Alana, Instituto Rodrigo Mendes e Movimento de Ação e Inovação Social (MAIS).

A ferramenta reúne conceitos, vídeos explicativos e instrumentos para download com o objetivo de apoiar os gestores educacionais de Secretarias e escolas no planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas de educação integral.

Todos os conteúdos são disponibilizados gratuitamente e foram construídos com base na experiência de estados e municípios que implementaram com sucesso políticas e programas de educação integral.

O Na Prática está organizado em duas partes, oferecidas virtualmente na estrutura desta plataforma e como dois cadernos formativos para download. O Caderno 1 congrega os conceitos, princípios e referências que norteiam a educação integral, aprofundando o entendimento de currículo, ambiência e clima escolar, formação, avaliação e modelo de gestão integrada dentro dessa concepção educativa. Estes conceitos estão expressos na primeira parte da plataforma em vídeos ilustrativos e textos-resumo.

O Caderno 2, por sua vez, apresenta uma caráter mais prático, discutindo de forma detalhada sete etapas de formulação e implementação necessárias para a efetivação da Política de Educação Integral, considerando tanto a educação integral em jornada regular, quanto em jornada ampliada com e sem parcerias. As etapas são apresentadas na plataforma por meio de vídeos, procedimentos e instrumentos de apoio, considerando as diferentes modalidades.

Apoio

O Na Prática foi construído com o apoio da Fundação SM, Instituto Inspirare, Instituto Natura e Instituto Península.