O Modelo de Gestão Integrada propõe um intercâmbio permanente entre o Currículo, a Avaliação e a Formação, corresponsabilizando escolas e Secretaria por meio de estratégias dialógicas que garantem tanto a autonomia das unidades de ensino, quanto integração destas em uma proposta coletiva para a rede.
Acesse instrumento de apoio para organização do modelo de Gestão Integrada:
Fluxograma da Gestão Integrada
CURRÍCULO
A Política de Educação Integral prevê a articulação entre escolas, rede e referências nacionais para orientar a prática pedagógica de todos que atuam em atividades educativas com as crianças e adolescentes do município.
Para tanto, cabe à Secretaria coordenar processo colaborativo e de formação para construção da Matriz Curricular da Rede, organizando a leitura local da Base Curricular Nacional, e a composição da parte diversificada da mesma. Com base nesta Matriz, as escolas devem construir seus PPPs, Planos Anuais e Regimentos.
Estes instrumentos devem orientar o Plano de Formação e estar refletidos em processos avaliativos que de fato respondam à proposta das escolas e rede.
Acesse os instrumentos relativos à implementação curricular da Política de Educação Integral:
FORMAÇÃO
A formação é estruturante da implementação da Política de Educação Integral, uma vez que é a principal estratégia para pactuação dos princípios e conceitos apresentados pela modalidade, quanto para que de fato a abordagem curricular desejada seja implementada.
Com base na proposta curricular, expressa na Matriz e nos instrumentos de planejamento pedagógico das escolas, os processos de formação devem responder tanto ao que está concretizado, quanto aos desafios. No primeiro caso, potencializando conhecimentos da rede, e no segundo buscando que escolas, docentes e parceiros e possam apoiar uns aos outros na solução dos problemas e desenvolvimento de estratégias pertinentes a cada realidade.
O Na Prática apresenta instrumentos de formação para utilização ao longo do processo de implementação da política – para sensibilização inicial dos agentes, para formações por especificidades de cada segmento envolvido com a proposta e para estruturação de um plano de formação permanente apoiado na avaliação, e no currículo.
Acesse os instrumentos relativos à implementação curricular da Política de Educação Integral:
AVALIAÇÃO
Uma vez que a Educação Integral entende o processo de avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, ela ocupa função estruturante na Política de Educação Integral, identificando as condições necessárias para a implementação da concepção.
Os processos avaliativos visam apoiar a tomada de decisão, a correção de rotas ou ajustes no processo, oferecendo insumos para todos os envolvidos de fato construírem as estratégias mais adequadas para a implementação da educação integral.
Para tanto, a avaliação conecta o currículo à formação. A partir do que se planeja e se espera, avalia-se tanto se os resultados foram alcançados, quanto para saber se as condições de fato existiram para que estes se cumprissem.
Acesse os instrumentos relativos à implementação curricular da Política de Educação Integral: