Maria Lúcia Valério Silva

Diretora escolar na Na EE Indígena Tenente Antonio João, em Cucuí, São Gabriel da Cachoeira (AM). É professora licenciada em Matemática e Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e especializada em Gestão Escolar pela mesma instituição.

Maria Thereza Marcílio

Presidente e consultora associada fundadora da Avante. Pedagoga formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestra em Educação pela Harvard Graduate School of Education, com Formação em Psicologia Social como coordenadora de grupos operativos pelo Instituto Pichon Rivière de São Paulo. Foi professora da Faculdade de Educação da UNB, assessora técnica da Coordenação de Educação Pré-Escolar (COEPRE) do MEC. É membro da Academia Baiana de Educação e da Academia de Ciências da Bahia.

Letícia Leobet

Assistente de Projetos no Instituto Geledés na área de Educação, Diversidade e Inclusão Social. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na elaboração e realização de ações voltadas à retenção e ao desenvolvimento de pessoas com deficência e pessoas em situação de vulnerabilide social no mercado de trabalho por meio da ONG Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu).

Beatriz Benedito

Analista de Políticas Públicas no Instituto Alana. Mestra e bacharela em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e bacharela em Ciências e Humanidades também na UFABC. Atuou como assessora especial na Secretaria de Governo Municipal, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo, e no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina da Fundação Memorial da América Latina.

Rita Coelho

Coordenadora-geral de Educação Infantil da diretoria de Políticas Públicas e Diretrizes da Educação Integral Básica, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora Honoris Causa pelo Universidade Federal de Campina Grande. Também é membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito a Educação a partir de 2002. Entre 2017 e 2021 foi Analista de Avaliação na área da Educação Infantil, no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. E entre 2007 a 2016 foi Coordenadora-Geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

Erondina Barbosa Da Silva

Oficial de Educação do UNICEF e coordenadora nacional da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar. Licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Educação pela UnB, atuou como professora por 30 anos na Secretaria de Educação do DF. Por 15 anos atuou na formação inicial de professores de Matemática e Pedagogia em diversas instituições, entre elas, a Universidade Católica de Brasília. De 2005 a 2006, participou do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino da Língua Portuguesa no Timor-Leste, realizado ao abrigo da Cooperação Internacional Brasil – Timor-Leste, coordenado pela CAPES/MEC. De 2014 a 2015, coordenou a educação Integral do Centro Educacional 03 do Guará II, Escola Pública do DF. De 2015 a 2018, atuou na Diretoria de Currículos e Educação Integral, do Ministério da Educação, tendo acompanhado a elaboração das versões 1 e 2 da Base Nacional Comum Curricular.

Natacha Costa

É diretora-geral da Associação Cidade Escola Aprendiz desde 2006. Psicóloga formada e licenciada pela PUC-SP e mestranda na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é membro do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade da Unifesp, do Movimento de Inovação na Educação, do conselho gestor do Observatório Nacional de Educação Integral da UFBA, do conselho consultivo do programa Escolas 2030 no Brasil, do Coletivo Articulador do Centro de Referências em Educação Integral e do Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227.

Cláudia Santos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é professora, pesquisadora e faz parte da equipe de coordenação do Observatório Nacional de Educação Integral da UFBA, do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral e da Comissão de Secretaria da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Atuou como consultora no Programa Mais Educação e participou da equipe de redatores da Educação Infantil para o Documento Curricular Referencial da Bahia. Também atuou na Coordenação UNDIME no Comitê de Governança do Currículo Referencial Bahia e é Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Nazaré (BA).

Pilar Lacerda

Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, especializada em Gestão de Sistemas Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, foi professora de história da educação básica por 25 anos. Foi Secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte e presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), onde liderou o movimento nacional em defesa de recursos do Fundeb para a Educação Infantil. Também foi Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação e diretora da Fundação SM Brasil. Hoje é pesquisadora associada a DGPE/FGV-RJ e consultora nos projetos Museu Nacional e a Cidade Educadora e Rotas e Redes Literárias, ambos da Fundação Vale.

Kaillany Victoria

Aos 18 anos, cursa o 3° ano da Escola Sesc de Ensino Médio, na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, é mídia ativista principalmente por meio do audiovisual, membro ativo da Associação dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro e liderança na Ashoka Brasil.