Personalização
Práticas

Rodada de pitches

Para que os alunos estejam preparados para diversas situações da vida em sociedade, é fundamental o desenvolvimento de sua capacidade de se organizar para apresentar uma ideia, defender uma causa ou traçar caminhos para alcançar um objetivo. Habilidades como estas são diferenciais, inclusive, para a juventude, que a sociedade atual demanda que seja cada vez mais empreendedora, criativa e participativa.

O que é Pitch?  

Habilidade de sintetizar uma ideia em poucas palavras, com intenção de transmitir uma mensagem complexa e conquistar outras pessoas. Pitch, ou elevator pitch, quer dizer que a frase ou explicação deve ser tão curta quanto uma viagem de elevador. Muitas vezes, é o tempo que você tem para convencer alguém a ouvir a sua proposta.

No ambiente escolar, essas capacidades podem ser estimuladas a partir de diversas práticas, como uma rodada de pitches (apresentações-relâmpago), algo que já vem ganhando espaço na área de negócios sociais, por exemplo. A rodada pode ser uma estratégia para o educador trabalhar com diferentes assuntos de interesse dos estudantes, que deverão passar por etapas de pesquisa, planejamento e apresentação de uma ideia ou conceito, de forma objetiva e concisa.

Para isso, é preciso identificar um tema a ser trabalhado com a turma e planejar caminhos possíveis para tirar a ideia do papel e torná-la realidade.

Leia +  Site forma professores para ensinar empreendedorismo

Como fazer

Planeje

Implemente

Dica   Confira as dicas do empreendedor Cassio Spina, da Anjos do Brasil, sobre como montar um picht, assim como da organização Social Good Brasil. As sugestões e orientações são para empreendedores, mas podem ser facilmente adaptadas pelos estudantes para a realidade da educação.

Avalie

Institucionalize

Materiais necessários

Aprendendo com quem faz

Empreendedorismo e a transformação de sonhos e projetos de vida em realidade – Atina Educação – São Paulo (SP)

Como forma de abordar a interface entre trabalho e projeto de vida e desmistificar o que é empreendedorismo, estimulando a criatividade dos estudantes, a Atina Educação fundamentou a prática “Empreendorismo e a transformação de sonhos e projetos de vida em realidade”. O intuito era identificar os sonhos dos jovens e auxiliá-los a desenvolver caminhos possíveis para realizá-los.

Entenda o que é design thinking por meio deste infográfico e aprenda mais sobre como utilizar a abordagem de design thinking para educadores nesta publicação.

Por meio de metodologias de design thinking, esta iniciativa colabora para a compreensão do conceito de empreendedorismo, implementando estratégias que solicitam que os estudantes reflitam sobre maneiras de enfrentar situações-problema, construam argumentação e elaborem propostas, com base em seus sonhos e ideias, e ainda utilizem os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

Partindo das discussões coletivas em torno dessas estratégias, os participantes são convidados a desenvolver apresentações-relâmpago (pitches) sobre seus projetos de vida e identificar, em grupo, quais deles realmente valem a pena ser implementados, tendo em vista os desafios e as soluções propostas.

Confira o resultado das práticas desenvolvidas pela Atina Educação em quatro diferentes escolas:

Acesse o material com o passo a passo desta atividade – disponível também em vídeo:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.