Gestão > NAVE DE PORTAS ABERTAS

NAVE DE PORTAS ABERTAS

Um evento simbólico para reforçar o envolvimento da comunidade do entorno no dia a dia do NAVE.

Compartilhe a prática:

Plantão Pedagógico

X

Prática elaborada por Jonathan Caroba e aluno do GT NAVE de Portas Abertas, do NAVE Rio e Recife

PLANO DE VOO

Esse é um dos principais momentos do ano, em que a escola se prepara para receber a comunidade do entorno e compartilhar suas experiências com os alunos e professores de outras instituições de ensino. No NAVE de portas abertas, os estudantes participam de todas as etapas, desde o planejamento até a cobertura, sempre organizados em grupos de trabalho.

O evento, que faz parte do pilar de disseminação do Programa, é organizado pela comunidade escolar com forte apoio do departamento de Midiaeducação, responsável pelas ações de comunicação da escola.

Na ocasião, as bases conceituais, pedagógicas e curriculares do NAVE são apresentas por meio de oficinas oferecidas pelos próprios estudantes e professores.

Os visitantes compreendem um pouco mais sobre como a educação integral aliada à cultura digital vem sendo incorporadas na rotina escolar bem como ampliar a visão sobre as atividades dos cursos de roteiro, multimídia e programação.

Pilotando

Agende

O primeiro passo é determinar a data na qual o evento ocorrerá, comunicando-a a todo o corpo escolar e comunidade.

Mobilize a escola

Engajar educadores e estudantes para a realização das oficinas, exposições, mesas-redondas e outros tipos de atividades.

Monte o grupo de trabalho

Os estudantes serão os responsáveis por ministrar as oficinas. Dessa forma, é importante que eles saibam promover e comunicar os princípios e estruturas da escola para que tudo ocorra com a maior transparência e compromisso possível. Também é aconselhável determinar quais pessoas ficarão responsáveis pelas diferentes funções.

Convide a comunidade

Além de enriquecer as trocas, engajar a comunidade escolar é fundamental para a aproximação de diferentes atores que compõe o território onde a escola está inserida.

Avalie o processo

Eventos como esses também se constituem como marcos importantes para a escola aprender com seus acertos e equívocos, por isso o registro de dúvidas, sugestões, críticas e elogios são fundamentais para o processo de avaliação da atividade.

Equipagem

Compartilhe:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.