Gestão > ACOLHIDA

ACOLHIDA

A adaptação dos novos alunos pode ser delicada. Em um exercício de empatia, os veteranos promovem acolhimento aos estudantes do primeiro ano.

Compartilhe a prática:

Plantão Pedagógico

X

Prática elaborada por Caio Henrique, aluno do 3° ano B do NAVE Recife

PLANO DE VOO

A transição do Ensino Fundamental para o Médio é uma mudança desafiadora. A fim de favorecer a adaptação e integração dos alunos recém-chegados, o NAVE Recife criou uma prática de acolhimento.

Os três primeiros dias do novo ano letivo são reservados apenas aos estudantes. Nesse período, os alunos do segundo e terceiro ano recebem os do primeiro, promovendo uma série de atividades e dinâmicas que dão conta de fazer uma imersão dos novatos no espaço e contexto da escola.

Além disso, a acolhida também recebe ex-estudantes da instituição para falarem de suas carreiras e de seus cursos de formação.

“Quando entrei e participei da acolhida como aluno novato, fiquei completamente impressionado por aquilo, e por isso participei como monitor nos dois anos seguintes. A acolhida é para todos se conhecerem, e para mostrar que somos uma família. É também um primeiro passo para formar amizades que podem durar pra vida toda”, diz Caio Henrique, aluno do 3° ano B do NAVE Recife.

Pilotando

Preparação

Antes do fim do ano letivo, os monitores se reúnem para definir o tema da acolhida do ano seguinte. Durante as férias, eles organizam a decoração e as atividades que serão realizadas. Duas semanas antes do início das aulas, os monitores fecham a programação das atividades da acolhida.

Promova interações

Brincadeiras dão conta de apresentar as vertentes e regras de bem-viver da escola. No primeiro dia, é feito o reconhecimento do espaço, normas e ambientes da escola. Já no segundo dia acontecem dinâmicas que trabalham os sonhos dos estudantes. Nesta atividade, os monitores gravam vídeos com os novos alunos sobre o que eles esperam da escola e o que pretendem cursar na faculdade. A gravação é feita de forma surpresa e o vídeo só é disponibilizado quando acabam o 3º ano do Ensino Médio. No último dia, os novatos apresentam o que foi feito nos dias anteriores, e cada sala cria uma apresentação relacionando a acolhida ao tema definido pelos monitores. Aqui, a dica é soltar a criatividade!

Equipagem

Compartilhe:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.